quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

DREN cala escola e anula decisões do Conselho Pedagógico


















imagem de http://www.mockpaperscissors.com/

Surpresa ou não, a DREN, através da CAE de Viana do Castelo resolveu usar o músculo e ordenou à escola e à Presidente do Conselho Executivo que se calasse.

Antes disto ter acontecido já a dita presidente tinha feito declarações à TSF.

Ainda há um fio de democracia...

Ao que sei, a Presidente do Conselho Executivo obedecerá às ordens directas. Não sabemos exactamente se haverá condições para que as ordens sejam cumpridas, visto que os pais já anunciaram que se manifestariam durante a execução do corso, dando aos professores o argumento da ameaça à integridade física, assim como o desvirtuar dos objectivos pedagógicos da actividade.


Lutemos muito e, quando obedecermos, obedeçamos cegamente!

12 comentários:

  1. O fio de democracia já foi "resolvido". O músculo do ministério/Dren veio reunir com o executivo e, ao fim da tarde, tivemos a "surpresa" de vermos a Presidente a convocar os colegas de primeiro ciclo e pré-escolar para o Carnaval.
    Rio e Veneza que se cuidem!!!

    ResponderEliminar
  2. Eu que nasci depois de Abril de 1974, começo finalmente a entender aquilo de que falavam os meus Pais e Avós. É a democracia do séc. XXI.
    O final da tarde de hoje foi dos mais tristes que tive como Professor. Tenho vergonha dos governantes que temos, especialmente dos do Ministério da Educação. Repito: tenho vergonha, vergonha, vergonha ...
    Talvez daqui a 6 meses já não esteja em Paredes de Coura. E se há coisa que não vou esquecer é a coragem, honestidade e seriedade do Conselho Executivo desta escola. Vocês são a alma desta escola. E se a alma morrer, ... o corpo fica sem sentido.

    ResponderEliminar
  3. Armando, acho que te posso tratar assim, nasceste depois de Abril de 1974 eu nasci 6 meses antes, penso que teremos quase a mesma idade.
    Não tenho filhos nas escolas de Paredes de Coura. Mas sou mãe.
    A tua frase: "E nos dias em que eles eram despachados para a praia?"... ficou-me gravada.
    Despachados, Armando?
    Estás zangado, certo? Mas será é que com os meninos? Ou é com os senhores da 5 de Outubro?
    Sou, por muitas e variadissimas razões, bastante critica à classe docente deste pais. Mas concordo com a vossa luta actual contra o modelo de avaliação.
    Consigo compreender as vossas insatisfações.
    Quem não tem culpa de toda esta embrulhada é que está a pagar a factura: os alunos.
    E foi para o lado que, os docentes do agrupamento de PC, se virou. Para o lado mais fraco.
    Há uma coisa que me parece clara. Se o consenso é tão grande entre professores, se estão tão unidos (como parece que estão), então não avaliem e não sejam avaliados. Simples! Muito simples.
    E depois assumam o que dai vier.
    O que é que a Milú vos vai fazer a todos? Que penso que são a maioria, a grande maioria dos docentes em Portugal. Ficam todos de castigo?
    Penso que não Armando.
    A vossa zanga não é com os meninos nem com os pais dos meninos.
    Até aceito que tenham muitas queixas dos pais e da sua forma de estar perante a escola onde os seu filhos estão. Não é uma questão particular de Paredes de Coura, Armando. É geral.
    Está, também, nas mãos dos professores alterar essa situação!
    Como tudo na vida há 2 lados. Bons pais, maus pais, bons professores e maus professores.
    A mim como mãe, faz-me confusão que o meu filho tenha como professor alguem que diz que o "despacho" para a praia. A ti não?
    Mesmo não concordando com a atitude do agrupamento dos professores de PC, subiriam na minha consideração de mantivessem a vossa decisão.
    A tal coragem, honestidade e seriedade! Força!
    Se acreditam tanto no que estão a fazer... Assumam. Por que com estes avanços e recuos nunca mais a situação se revolve. E nunca mais deixarão de estar zangados e de ter vergonha.
    Subiriam mais na minha consideração. Mas isso não é importante, por que é apenas a minha opinião, certo?
    Felicidades Armando

    Sandra

    ResponderEliminar
  4. E isto tudo porque um Órgão Democrático decidiu DEMOCRATICAMENTE, após longa discussão, cancelar algumas actividades.
    Mas depois veio a toda poderosa directora regional (letra bem minúscula)ameaçar e dar ordens como se Escola fosse a sua casa.

    Mas há mais...
    Proibirem a PRESIDENTE DO CONSELHO EXECUTIVO de prestar declarações aos órgãos de comunicação social, é não estarem interessados no Apuramento da verdade, pois só um dos lados pode falar...

    E já se esqueceram que há uns anos os professores foram mal tratados, porque tiveram a ousadia de desfilar com os alunos e depois começou a chover!!!!

    A culpa é sempre dos professores.

    ResponderEliminar
  5. Se ontem foi um dos dias mais tristes da minha vida de professor, hoje foi mesmo o mais triste. A DREN ordenou a participação dos professores no desfile. Volto a partilhar aqui o orgulho que tenho no Conselho Executivo da minha escola. A partir de agora vou contar os dias para me ir embora.

    ResponderEliminar
  6. "...apesar das ruínas e da morte onde sempre acabou cada ilusão, a força dos meus sonhos é tão forte, que de tudo renasce a exaltação e nunca as minhas mãos ficam vazias..."

    ResponderEliminar
  7. Vou tentar ser breve embora tenha de dividir o meu comentário em três partes.
    1ªParte -Não posso deixar passar,como docente deste agrupamento,a coragem,a força,a união,a perseverança de um grupo de mulheres que colocando em jogo toda a sua vida,o seu sustento e a sua familia decidiu assumir e encabeçar a "continuação" de uma luta já esquecida por muitos.A elas o meu grande respeito e muito obrigado.
    2ª Parte- Li o comentário anónimo e pensei:este/a senhor/a é capaz de ter razão.Senhores professores não têm direito,prejudicar as crianças,não lhes conceder um DESFILE, não as LEVAR à PRAIA, como é possivél.Vocês que durante o ano fazem de pais,de avós, de educadores,de formadores,de conselheiros,que muitas vezes os vestem, que lhes cortam as unhas,que lhes tiram os piolhos,que lhes desinfectam as feridas...QUE POR VEZES CHORAM COM ELES...seus parvos...então não os levam ao desfile e á praia,pessoas sem alma!!!
    3ªParte- Por último lembrar que não podemos dar a luta por acabada,temos de continuar a ser firmes e assumir que algumas das nossas opções podem trazer-nos a perda de direitos que ao longo dos anos a muitos custou conseguir.
    Eduardo Afonso

    ResponderEliminar
  8. Amigos,

    A escola de Coura nunca me desiludiu, mas não deixei de ficar surpreendida com a notícia que vi na RTP1. Que espectáculo! Parabéns pela vossa coragem e determinação!

    Beijinhos,

    Cláudia.

    ResponderEliminar
  9. Depois dos acontecimentos da última semana, só me ocorre fazer alguns agradecimentos:
    1.º) Ao Conselho Executivo e à coragem que manifestaram neste processo (e não só!). Como o Eduardo referiu, àquele grupo de Mulheres (grandes Mulheres, aliás!) o meu muito obrigada!
    2.º) A um grupo de pais que fez questão de nos dar apoio e de manifestar o seu desagrado em relação à postura manifestada pelo sr. representante dos Encarregados de Educação! Fico muito feliz por saber que a opinião deste último não é a opinião da maioria dos Pais e Encarregados de Educação. Um obrigada especial a um dos Representantes de Pais (e aqui com letra maiúscula) de uma das minhas turmas (ele saberá quem é!), pelo qual tenho a maior das considerações, que nos mostrou não partilhar destas ideias veiculadas pela Associação de Pais. Penso que para este Pai e tantos outros, há coisas bem mais importantes na educação dos seus filhos do que uma bela ida à praia e um desfile de Carnaval! Obrigada a todos os Pais para quem a Educação ultrapassa grandemente Carnavais e areia molhada!
    3.º) Aos alunos, porque afinal toda a nossa luta é por eles e para eles! (Embora haja muito boa gente que ache que não!) Sim, é pelo futuro deles, e para que se tornem cidadãos de valor, que continuamos a não baixar os braços! E, apesar de tudo, sou da opinião que os alunos entendem a nossa luta e nos dão força para continuar!

    E, depois dos agradecimentos, não posso deixar de manifestar o imenso orgulho que tenho nalguns colegas (e amigos!), por continuarem a fazer-me acreditar que as nossas atitudes não serão em vão!

    Para terminar, gostava só de dizer quão feliz me sentiria se ouvisse a tão badalada frase "A culpa é dos professores" noutro contexto; por exemplo, "um aluno da Escola EB23/S de Paredes de Coura (ou de tantas outras) tornou-se num adulto de valor e de sucesso! A culpa FOI dos professores!" Será pedir muito?!...:)

    Joana Pires

    ResponderEliminar
  10. Alguns comentários:
    - Ao Paulo Castro: Obrigado por este blog, que ajuda ele dá!
    - Ao texto do Luís Borges: fabuloso! É bom ter um amigo como tu.
    - À Joana Pires: a última frase é tudo. Era tão bom que se lembrassem dos Professores nesses momentos.
    - Ao Alberto: A culpa é sempre nossa amigo, especialmente se as coisas correrem mal!
    - À anónima que me trata por tu: não admito este tratamento a pessoas que não conheço e que não se identificam. Quanto ao que disse, repito: "E nos dias em que eles eram despachados para a praia?". no entanto, louvo o facto de lhe ter ficado gravada na memória: é sinal que é daquelas que não despacha os seus filhos, parabéns por isso. Mas há muita gente que o faz. Aqui em Paredes de Coura.
    - Ao "meu" Conselho Executivo: Obrigado por fazerem parte do lado bom do meu coração.

    ResponderEliminar
  11. Armando,

    Sou a anónima que, até se identificou, chamo-me Sandra.
    "não admito este tratamento a pessoas que não conheço e que não se identificam"
    Credo. Parece-me que tratar alguem por tu é algo assim tão grave.
    Ou será por que não penso exactamente com tu? Se calhar é mais por ai.
    Teria todo o gosto em discutir contigo, ou com outro professor de Paredes de Coura, o que se passou, mas para isso há que haver o minimo de open mind.
    Não tenho o meu filho na escola, ainda, mas em Setembro ele entrará na escola primaria.
    E pasme-se! Já tento me manter informada sobre o que se passa na escola. Afinal os pais não são todos iguais!!!
    Dizias que contavas os dias para saires de Paredes de Coura.
    Vais ver que quando estiveres noutra localidade, noutra escola terás mais coisa menos coisa os mesmos problemas que tens em Coura. E talvez nessa altura vejas as coisas de forma diferente, ou não, claro!
    Não coloques tudo no mesmo saco. Eu tento não fazer o mesmo em relação aos professores.

    Felicidades em Coura ou em qualquer outro lugar

    P.S. Pelo o teu discurso parecias-me zangado, mas na televisão até estavas com bom ar. O preto fica-te bem!

    SANDRA

    ResponderEliminar
  12. Dona Sandra, a Senhor não vê que não se pode tratar o Senhor Professor, por tu?
    Este sujeitinho, apareceu cá em Paredes de Coura, armado em intelectual, a julgar que nós aqui somos do meio do monte! e que não sabemos nada! para ele a gente de cá é toda ignorante!
    O senhor ofende! e depois vem armado em vitima, que é ofendido!
    Ó pá, se não se sente bem cá em Paredes de Coura vá embora, deixo-nos em paz, o senhor não faz cá falta nenhuma! Tenho um pouco de pudor, de vergonha, e acima de tudo ética!
    Oú, o senhor é comissário de algum partido politico? e então arma-se em Profeta da desgraça, só diz mal de tudo e de todos, principalmente de Paredes de Coura, e dos Courenses! E depois ainda por cima quer que os Courenses o respeitem! Mais uma vez tenha um pouco de vergonha nessa cara! Faça as malas e desapareça daqui!!!!!!!!!!!!!!!!!!...........

    ResponderEliminar