quarta-feira, 14 de abril de 2010

De carros e burros


Hoje fui alvo (em conjunto com cerca de 100 alunos e uma dezena de professores) de mais um mimo à educação.
Após convite ao agrupamento, a cujo quadro pertenço, acompanhei uma turma de alunos do 9º Ano (CEF) a uma palestra sobre empreendedorismo no presente.
Desde cedo, me assaltou a ideia de que a entidade promotora (Couracção) se limitava a lançar uns foguetes, sem noção precisa de objectivo ou público alvo. Com o decorrer das comunicações, esta impressão foi-se confirmando, dado que as comunicações não eram de modo algum adequadas na linguagem e no conteúdo ao público presente na sala (essencialmente alunos de ensino secundário profissionalizante), valendo apenas o facto de se conseguir aplicar parcialmente à relidade de Paredes de Coura.
Cumpre-me dizer que o público, apesar de não ter sido respeitado, se comportou exemplarmente e era principalmente constituído por alunos do Agrupamento e da Escola Profissional.
Para rematar o cartucho, o presidente da Câmara de Paredes de Coura fez uma comunicação "de 2 minutos", durante um quarto de hora, que concluiu com um agradecimento a cada uma das instituições presentes, à excepção do nosso agupamento, enquanto me olhava nos olhos.
Falo em nome pessoal, ao considerar esta atitude como uma ofensa institucional e uma agressão à instituição que mais colabora com as iniciativas culturais da Câmara Municipal/Centro Cultural. Do ponto de vista político, parece-me simplesmente uma mera falta de educação, que foi recebida por professores e alunos com demasiada educação e decoro (se tal é possível).

18 comentários:

  1. O tempo dos milagres já não existe!!! Esperava o quê?!
    Zacarias

    ResponderEliminar
  2. Esperava ao menos um bocadinho de delicadeza, nem que fosse por conveniência.

    ResponderEliminar
  3. Ah, Ah, Ah.

    Quem mandou o curso CEF - 9º ano aparecer no seminário?

    Atão, bota aí tanto discurso melodramático e acompanha uma turma para uma coisa q não é adequada?. Poxa camarada, o tonto é você. Ou terá sido obrigado pela Sargenta Cecília. Não arranjo nenhum instante para pensar no assunto e escolher outra turma.
    Desculpe, já sei. Não tem por hábito pensar nas coisas. BEM ME PARECEU!

    Deixe-se de lamechices e faça algo de útil a sociedade. Tipos como você insultam a classe a que pertencem

    ResponderEliminar
  4. Em primeiro lugar, apenas temos acesso ao tema do seminário, que não é impróprio para jovens que terminam um percurso profissionalizante.
    Em segundo lugar, as turmas foram enviadas a pedido da autarquia.
    Quanto ao meu hábito de pensar ou não sobre as coisas, vossa excelência precisa de me conhecer para poder proferir tais considerações.
    Quanto à classe a que pertenço, das poucas coisas que nos podemos gabar é de adequar o discurso aos diferentes públicos a que nos dirigimos.
    Se vossa excelência percebesse alguma coisa do que pretende, saberia que o meu percurso pessoal tem sido de serviço à comunidade, mesmo colaborando com uma gestão a que me oponho publicamente.
    Resta-me apenas instar vossa senhoria a assinar as barbaridades que escreve.

    ResponderEliminar
  5. Armando Lopes - Professor EB2,3/S de Paredes de Coura15 de abril de 2010 às 18:03

    Numa fábula de la Fontaine seria assim:
    "... E então, num belo dia, o feitiço quebrou-se. Perante o seu povo, o Rei voltou a transformar-se no bicho asqueroso que sempre tinha sido. O Povo, horrorizado, nem queria acreditar que afinal, aquele Rei que parecia tão bondoso e educado, era afinal uma criatura imunda, sem respeito, sem nada que merecesse a consideração de um povo tão humilde e honesto."

    Nos nossos dias é assim:

    A autarquia, na pessoa do seu Presidente, voltou a estar à altura daquilo que afinal é: um conjunto de pessoas nitidamente mal intencionadas, e com uma tremenda falta de educação. E não falo a nível político. A educação, ou se tem ou não se tem.
    Enfim, a Escola Pública parece ser o inimigo de estimação da autarquia. Coitados, ainda devem estar com alguma coisa entalada na garganta!
    Por agora vou terminar! Vou guardar mais algumas considerações para os comentários seguintes! Decerto este post vai ter muita afluência, especialmente de anónimos, essas criaturas cheias de inteligência que por estas terras habitam! A esses, dá um especial gozo responder: é fácil esbater os argumentos de criaturas sem inteligência para escrever o próprio nome.

    ResponderEliminar
  6. "Enfim, a Escola Pública parece ser o inimigo de estimação da autarquia. Coitados, ainda devem estar com alguma coisa entalada na garganta!" Enfim, cá está mais uma vez o chico esperto!!!... o sábio!!!!....o líder!!!!...
    Já é preciso não ter um pingo de vergonha!!!... este chico erperto, primeiro, juntos com mais alguns tentou servir-se dos alunos, da escola e dos Courenses para fazer arremeço ao Ministério da Educação e principalmente à Senhora Ministra, coitados não conseguem ter força sufeciente para enfrentar a Ministra, então numa de golpe baixo pretendiam fazer com toda a força envolver os alunos a escola os Courenses numa luta que só a eles dizia respeito!!!.....
    Posto isto agora o chico esperto vem acusar a Autarquia de Paredes de Coura, e o seu Presidente eleito Democráticamente pela população Courense, vejam só!!!!..."de inimigo de estimação da escola Courense!!!..."
    Realmente, agora estou convencido que este chico esperto está mesmo empenhado em servir-se da escola Courense, para fazer guerra!!!!.... Eu já numa outra altura comentei neste blog, mas porque será que este chico erperto não vai embora de Paredes de Coura? Este chico esperto, já da outra vez dizia que a prioridade dele, era saír o mais rápidamente de Paredes de Coura, mas não!!.. não desapareceu!!!... Bem, destes chicos espertos ninguém os quer, em lado nenhum!!!...
    Ó chico esperto não sabes que o segredo é a alma do negócio!!!!...

    ResponderEliminar
  7. Ao contrário de muitos chicos espertos escondidos pelo anonimato, eleitos sabe Deus porque maningâncias, ou pior, dos que ficam sentados na vida a mamar as benesses que alguma autarquia lhes vai deixando cair, os professores conseguiram ver que a reforma que se impunha à educação era não só gravosa para os professores, como destruia os objectivos da educação, ao tentar pôr os professores em concorrência, enquanto qualquer inteligência mediana deduz que os professores devem cooperar e não concorrer, senão são os alunos os prejudicados, e em última análise as comunidades onde as escolas se inserem.
    Quanto a eventuais saídas ou permanências, eu sou courense, por vontade própria, mas já muitas vezes fui tentado a sair deste canto, porque a vida não é fácil para os courenses, muito menos para os que vêm de fora e dão o litro pela nossa terra, recebendo em troca comentários pouco inspirados(para não descer ao seu nível), como o seu .

    ResponderEliminar
  8. Armando Lopes - Professor EB 2,3/S de Paredes de Coura17 de abril de 2010 às 23:22

    Resposta ao Anónimo que me chama Chico Esperto:
    - Este anónimo tem estado adormecido mas a sua conversa já é conhecida! Já lhe sugeri que se dedicasse a qualquer coisa útil, talvez ainda não tenha tido tempo de descobrir o quê!
    - Quanto ao facto de ter dito em tempos que me queria ir embora de Paredes de Coura: é verdade! Mais tarde comentei neste blog a razão pela qual não o fiz (está assinado pelo que é fácil encontrar essa justificação). No entanto, ir ou não ir embora, é uma decisão minha (e só minha), pelo que não admito a ninguém, muito menos a um pobre anónimo, que se pronuncie sobre tal assunto.
    - Não estou a colocar em causa o facto do Presidente da Câmara ter sido eleito democraticamente (mau seria que assim não fosse). Mas a democracia não justifica a má educação! Só se justifica com esse argumento quem se serve da democracia para actuar de forma não democrática.
    - Relativamente ao facto de ninguém querer os chicos espertos em lado nenhum, engana-se! O Chico Esperto é que escolhe onde quer estar!
    - Por fim: o segredo é a alma do negócio! Engana-se outra vez! A alma do negócio é a inteligência, coisa que o senhor não tem, senão não faria tanto segredo (mal escondido) sobre a sua identidade!

    ResponderEliminar
  9. Este prof. Armando Lopes realmente é muito arrogante. Tem a mania k é o dono da razão e que sabe tudo.Não é o professor que tantas aulas dá de democracia?!!!Então deixe de criticar os comentários anónimos!!!Basta e já chega de "bater" nos courenses. Quando o senhor chegou já havia bons professores e boas práticas educativas. Vá-se embora....já reparou k por aqui não é bem vindo!!! E quanto ao professor Paulo Castro...por favor!!!! Queria que o Sr Presidente da Câmara lhe agradecesse. Que mania a destes Professores que trabalham em Coura quererem sempre que o Sr Presidente da Câmara lhes agradeça tudo o k fazem. Srs Professores vocês são pagos para trabalhar. E o Sr Presidente da Câmara só cumprimenta quem quer! Isto sim é democracia!!! Quanto à actividade se foi proposta pelo município porque é que participaram? Já houve outras que recusaram e recusam.........Portanto professores Paulo Castro e Armando Lopes deixem-se de lamúrias e burrices. Quanto "a dar o litro por coura"...por favor, ele é pago pelo que faz. E qualquer pessoa responsável tem que exercer a sua profissão com brio e com responsabilidade e não precisa que lhe agradeçam!!!Só lhes digo uma coisa o Sr Presidente da Câmara é uma pessoa nobre, humilde e honesta...Nunca precisou que lhe agradecessem por fazer por coura o muito que tem feito. Tenho dito...

    ResponderEliminar
  10. Olá sr. Anónimo:
    Quanto a arrogâncias, parece-me que vossa senhoria não pode dar lições, já que diz que determinada pessoa não é bem vinda em Coura, só porque essa será a sua opinião. Há muitos courenses dos que realmente fazem muito por Coura, que apreciam o trabalho que o Prof. Armando por cá faz, quer o pago, quer o gratuito. Se não está a par informe-se, a bem da sua proclamada humildade.
    Quanto a agradecimentos à minha pessoa, aconselho-o a que leia de novo o que eu escrevi. Em momento algum pretendo que me agradeçam, apesar de a minha profissão não ser a de acompanhar os alunos ao Centro Cultural. Para sua informação, nenhum professor é obrigado a abandonar o edifício da escola para exercer a sua profissão. Quanto a brio e responsabilidade, convido-o a vir assistir ao meu trabalho, para melhor o criticar.
    Pela consideração e respeito que sinto pela pessoa do sr. presidente e a sua função é que fiquei chocado por ter discriminado o estabelecimento que garante a educação básica dos courenses e tem estado sempre pronto a colaborar com a autarquia e o centro cultural. Espero que a vergonha, não impeçam vossa senhoria a continua a dizer de sua justiça, que nós cá estamos para a publicar e reagir.

    ResponderEliminar
  11. Armando Lopes - Professor EB 2,3/S de Paredes de Coura18 de abril de 2010 às 23:38

    Resposta ao Anónimo das 23:22H.

    - Quando eu cheguei já havia bons Professores. Claro que sim. Eu nunca disse o contrário!
    - Bater nos Courenses: Eu não bato em ninguém, era o que mais faltava. Respeito os Courenses como respeito toda a gente! É claro que quem não se dá ao respeito não merece consideração. Especialmente hipócritas mesquinhos que sob a máscara do anonimato tecem comentários sobre mim.
    - Por acaso nunca reparei que não era bem vindo por aqui! Antes pelo contrário!
    - Quanto a ir-me embora, já disse: Sou eu que decido!
    - Quanto ao Sr. Presidente só cumprimentar quem ele quer, é claro que sim! Mas não num evento público pela autarquia promovido e cujo público foi pela mesma convidado: isso não é democracia, é má educação.
    - Por fim, não precisa de me dizer que o Presidente é nobre, humilde e honesto. Eu nunca disse o contrário nem isso é assunto que me diga respeito. Apenas comentei uma atitude.

    ResponderEliminar
  12. Será que os Courenses, irão ter nas próximas eleições um candidato, chamado Armando Lopes, ao Município de Paredes de Coura?
    Olhem, que nunca se sabe!!!!....
    Este sujeito, está sempre a criticar tudo em Paredes de Coura, o alvo dele é realmente o Senhor Presidente da Câmara, é uma autêntica oposição!!!!.....
    Com toda a sua arrogância, pensando ser mais inteligente, que tudo e todos, o sujeito tenta servir-se da Escola e dos alunos, para tentar passar a mensagem aos Courenses que a Autarquia está contra a Escola, uma daquelas mentiras descaradas, sem um pingo de vergonha, julgando este sujeito que os Courenses são gente parva!!!!!!!.......
    Agra a seguir vem a resposta do advogado de defesa, do professor Armando, e só depois é que vem a resposta do próprio Armando Lopes!!!!............

    ResponderEliminar
  13. Relativamente a eu adiantar-me ao Prof. Armando na sua defesa, deve-se ao facto de ser eu quem publica comentários de anónimos. O Prof. Armando só pode comentar depois de eu publicar e responder.
    Quanto à possibilidade de a Autarquia estar contra a escola ou não, julgue por si: a escola enviou cerca de 60% dos assistentes ao seminário e o presidente da câmara agradeceu a todas as entidades que ali estiveram, menos ao nosso agrupamento. Se fosse descuido ou esquecimento, já teria tido oportunidade de corrigir o alegado erro.

    ResponderEliminar
  14. Armando Lopes - Professor EB 2,3/S de Paredes de Coura20 de abril de 2010 às 00:46

    Resposta ao Anónimo das 22:32!
    - Quanto a ser ou não candidato ao Município de Paredes de Coura só posso dizer que neste momento isso não me passa pela cabeça! Mas desta vez você é capaz de ter escrito alguma coisa inteligente: "Nunca se sabe!" ... Já noutros tempos se disse: - Nunca digas: desta água não beberei!
    - Eu critico tudo em Paredes em Coura?!?!? Não sei onde tirou essa ideia! Quanto ao Sr. Presidente ser o meu alvo, por favor, eu não tenho alvo nenhum. Tal como já disse anteriormente, apenas critiquei uma atitude que considerei (e considero) de má educação. Fosse quem fosse o interveniente era esta a minha opinião.
    - Quanto a servir-me da escola: é verdade! Sirvo-me de facto da escola: para trabalhar! Quem conhece o meu trabalho também já sabe disso!
    - Eu não julgo nem nunca julguei que os Courenses são gente parva. Isso são palavras suas. E quanto a isso sim, são palavras parvas (as suas palavras). Os Courenses têm todo o meu respeito. Os anónimos, como "Vossa Senhoria", NÃO!
    - Quanto ao facto da autarquia estar contra a escola, é mera ficção! Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência!
    - Para terminar (para já!), convido-o mais uma vez a ganhar a credibilidade, respeito e seriedade que tanto critica nos outros e a assinar de uma vez por todas as coisas que escreve! Se achar que isso pode por em causa o seu emprego ou as suas aspirações políticas, deixe os blogs e aproveite o facto de viver numa das mais belas zonas naturais do país e vá tirar fotografias aos passarinhos e outros animais que povoam o lindíssimo parque de Corno de Bico!

    ResponderEliminar
  15. Será que não seria melhor ir tirar umas fotos á fábrica de Cacia?!
    ass: Zacarias

    ResponderEliminar
  16. ena, não me compreendeu...
    eu referia-me ao anónimo...
    droga? pois parece-me que há muita ultimamente em coura...
    zacarias

    ResponderEliminar
  17. Tem razão: muita e de vários tipos. As minhas desculpas.

    ResponderEliminar