quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Uma Boa Semana




Há momentos críticos e bons em toda a nossa vida, pessoal ou privada. Quando eles "se organizam" por semanas é que a coisa se complica ou se torna mais notável.


Para a escola em Paredes de Coura este é uma semana boa:


1. A Associação de Pais Courenses (APEC) alargou o seu campo de acção e, além da sua representatividade sempre crescente, já exerce solidadiredade em contexto escolar, por exemplo com a oferta de cadeiras de rodas e outros materiais à escola e recentemente lançou o blogue que podemos encontrar em http://apecourenses.blogspot.com/, que mereceu certamente a minha visita e apoio e merecerá a vossa apreciação. Parabéns pelas iniciativas.


2.A nova ministra da educação, Isabel Alçada já admitiu abandonar a divisão da carreira em professores de primeira (Titulares) e de segunda (professores...). Além disto, apesar de a suspensão deste modelo avaliatico ser tabú, prevê-se que em Dezembro deixe de existir e seja substituído por outro, que se espera mais justo e consensual. Parabéns educação nacional (A ver!!!...)

15 comentários:

  1. Eu, que continuo convicta que o caminho escolhido pela anterior equipa do Ministério da Educação não contrubuiu em nada para a qualidade da Educação em Portugal, congratulo-me por ter participado nos movimentos cívicos que se desenvolveram por esse país fora. Cada vez mais acredito que a pequena participação de cada um de nós faz muita diferença! Aqui estão os resultados! Esta é uma das histórias que terei orgulho de contar aos meus filhos!!!

    ResponderEliminar
  2. Respira-se de novo nas escolas.
    Renasceu a esperança.

    ResponderEliminar
  3. Tudo na vida tem os seus espinhos, mas com um pouco de vontade e persistência, lá se conseguirá deixar as rosas sem espinhos e assim peder-mos disfrutar da sua beleza sem nos picar-mos.
    Ass: Zacarias

    ResponderEliminar
  4. Algumas considerações:
    - Parabéns à APEC. A iniciativa é exemplar.
    - Quanto à nova Ministra da Educação, é educada nos modos, o que já é uma grande melhoria. Quanto ao fim da divisão da carreira de professores, só acredito quando a vir no papel. Espero não ter surpresas. Entretanto,
    Isabel Alçada considera que os professores precisam de mais formação na área das novas tecnologias. Tem razão, mas é o ME que inviabiliza dezenas de acções de formação na área. Isabel Alçada também garantiu que “os professores terão um modelo de avaliação em que se revejam." Resta-nos esperar. Até lá, as boas semanas na escola de Paredes de Coura continuam...

    ResponderEliminar
  5. "Quanto à nova Ministra da Educação, é educada nos modos" Coisa que o senhor não é!!!!.....

    ResponderEliminar
  6. Só me ocorre um comentário: Olha quem fala!!! Alguém que se esconde na cobardia do anonimato, a tecer comentários àcerca dos modos alheios. Como se costuma dizer: "É mais fácil ver um cisco nos olhos dos outros que uma trave nos nossos".

    ResponderEliminar
  7. Paulo Castro, O professor Armando é um gajo muito a Bom não é?!!!!!!!!!!........
    Chissa!!!!...

    ResponderEliminar
  8. Eu gosto! É bom professor, é empenhado, é corajoso, é frontal, assume o que diz, defende aquilo em que acredita, está sempre disponível para os amigos. Sim, é um gajo muito bom.

    ResponderEliminar
  9. Bem, já que sou um gajo muito bom, não posso deixar de comentar... Hi, Hi, Hi...

    O Anónimo voltou.... e eu que pensava que ele era o Pai Natal e agora andava atarefado com as prendas! Ou será que esteve em prisão preventiva nalgum processo de corrupção (coisa rara em Portugal)!? Ou será que esteve sem Internet uns dias!? Ou será que .... AH, ...
    Já sei... esteve ocupado com o processo de legalização. Como reprovou nos testes, continuará a ser "anónimo" até uma nova fase de legalização!!

    ResponderEliminar
  10. Será? que quem anda preocupado com o processo de legalização são vocês os dois!!!!!.....
    Não se preocupem que a esquerda, vai votar toda a favor do diploma que vocês tanto desejam!!!!.......

    ResponderEliminar
  11. ???
    Já estou meio perdido. Esquerda? Se está a falar do que eu penso, todos os partidos da oposição (a maioria dos deputados) votará no projecto de lei.
    Quanto a preocupações, sinto muito menos agora. Li a proposta da nova ministra e é muito mais inteligente do que a aberração anterior. No entanto, ainda há algumas arestas a limar, que o serão se se mantiver o bom senso das partes em negociação.
    Se tudo correr como espero, poderei mudar o nome ao blog, porque se farão reformas na educação com o contributo dos agentes de educação.
    Depois só ficará a faltar a parte em que poderemos dizer o mesmo da maioria dos pais, o da imagem que alguns tentam projectar.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo:
    - Não ando nada preocupado com a aprovação do diploma. Neste momento não me faz diferença. Quanto ao futuro, logo se vê... eu só me preocupo com o presente. Pelo menos, nem nessa temática nem noutra qualquer, assumo aquilo que sou, faço e acredito e não me escondo sob o anonimato. O anonimato é a arma dos fracos e daqueles que não têm carácter. Aqui neste blog existem alguns! E há um que anda novamente nervoso! Ao menos conseguisse escrever alguma coisa inteligente e que enriquecesse todos os visitantes deste blog! Estava quase para lhe sugerir que frequentasse um curso de jornalismo mas, ser jornalista não é sinónimo de "boa escrita", e infelizmente esta é uma realidade cada vez mais visível no nosso país.
    E que tal criar uma Associação?! Você seria o Presidente (mas não poderia assinar como anónimo), dedicar-se-ia a uma qualquer causa benemérita, usufruiria de apoios do Estado e teria imensos "amigos". Não se podia era esquecer de apresentar as contas no final do ano!

    ResponderEliminar
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  14. Isto, em Coura, é uma tourada. Eu a querer discutir assuntos sérios e o nosso Anónimo com enigmas. Quando me falou de aprovação da esquerda, pensei logo no provável acordo entre o Ministério e os sindicatos. Só ontem ao ver o telejornal é que descobri de que estava a falar: "casamento gay" (?)
    Ultimamente, não me tenho empenhado muito socialmente e deixei de pensar em alguns assuntos que me preocuparam sempre.
    Sou favorável a tudo o que faça as pessoas felizes (realmente felizes). Se fosse gay, não estaria muito preocupado em casar, achava eu, porque nunca pensei em casamento (hetero) até há pouco.
    Assim, apesar de ser católico, considero que a legalização das uniões gay não é negativa. Temos que pensar que um país deve ser laico e, portanto, isento de religiosismos. A função do estado é a de proteger os cidadãos e de os fazer felizes, para evitarmos a produção em massa de pessoas azedas e covardes, como vossa senhoria.

    ResponderEliminar