sexta-feira, 6 de março de 2009

Fumo branco, mas pouquinho!





Não tive oportunidade de estar presente no encontro com a Associação de Pais de Paredes de Coura. Pouco depois, recebi o telefonema de uma colega a demonstrar-me o seu contentamento porque a quase totalidade dos pais aceitara os argumentos expostos pelos professores presentes.

A descrição que essa colega e, depois outros três, me fizeram coincidia em que alguns pais traziam "recado" encomendado, havendo até casos caricatos de encarregados que fingiam não entender argumentos e repetiam questões já respondidas. De louvar são os que se manifestaram mal informados e surpreendidos pela projecção nacional que o "caso Carnaval" tomou. Desse grupo, alguns atreveram-se mais e manifestaram grande apoio aos professores deste concelho, que tanto têm dado aos nossos alunos e à vida cultural do concelho.

Cecília Terleira, presidente do Conselho Executivo deste Agrupamento, propôs aos pais que fizessem escalas de acompanhantes à praia, ao fim de semana, em que cada encarregado levaria 3 crianças, passando assim tempo de qualidade com os seus filhos. A poupança de 5 dias para 1 dia semanal de praia, permitirá à Câmara alargar o transporte aos encarregados de educação escalados para o efeito.

Pouco depois da reunião, consegui contactar vários intervenientes na reunião que se manifestaram muito satisfeitos com a mesma, incluindo vários pais.

Fumo menos branco vem da reunião de encarregados de educação da minha direcção de turma que não contou com a presença de nenhum encarregado de educação.
Outro aspecto menos positivo são os boatos que correm, de que a representante dos Encarregados de Educação no Conselho Pedagógico terá afirmado a quem encontrou que ficou tudo na mesma, que os professores não querem é trabalhar. A ser verdade, aconselho a referida representante a ler a mensagem do meu colega Luis Borges, sobre a democracia.

Aos pais e encarregados de educação rogo que se empenhem mais na vida escolar dos vossos filhos/educandos, participem nas reuniões, procurem várias fontes de informação sobre tudo o que se passa na escola, porque a primeira raramente é fiável. Aos representantes dos pais desejo bom trabalho e que se pautem sempre por uma atitude de serviço que os seus cargos impõem.

4 comentários:

  1. Tanta contra-informação! Ainda bem que dizes que não estiveste lá, porque isto não corresponde à realidade do que lá se passou! É melhor procurares outras fontes de informação, porque a primeira raramente é fiável.

    ResponderEliminar
  2. Será a sétima fonte, mas estou disponível a ouvir, se quiser abandonar a comodidade do anonimato. Questões de credibilidade. Método altamente científico: olho no olho.

    ResponderEliminar