domingo, 22 de março de 2009

De Carnaval adiado à Grande Mascarada

Ainda no rescaldo de um Carnaval, pródigo em lições democráticas, Paredes de Coura e o repectivo Agrupamento de Escolas acabam de dar "nova lição".


Os Pais e Encarregados de Educação foram convocados/convidados para uma reunião em que se elegeriam os seus representantes para o Conselho Geral, órgão de gestão escolar encarregue de emanar as orientações de toda a vida escolar do agrupamento. Dos cerca de 900 Pais e Encarregados de Educação, terão comparecido cerca de 80.


Qual não é o espanto dos presentes, quando no plenário é "esclarecido" que apenas os Pais e Encarregados de Educação com as cotas em dia poderiam votar nos representantes propostos, sendo que os 6 eleitos o terão sido por cerca de uma dezena e meia de pares. Acresce que o acesso ao pagamento de cotas e à inscrição foi negado a quem quis fazê-lo na reunião.


Isto faz-me lembrar algo: um sítio ou um tempo em que só os homens válidos/cabeças de casal tinham direito a voto, mas não muito.


Assim se vão incentivando os nossos Pais e Encarregados de Educação a intervir e preocupar-se com a vida da escola a quem entregam os filhos, até 12 horas por dia. Bem hajam estes "democráticos"!

117 comentários:

  1. É o espelho da democracia que se vive no País. E depois, espantam-se quando se fala em coeficiente de inteligência diminuto, mas, ao que parece, nem sequer é diminuto, é inexistente. Se isto se sabe lá pela Assembleia da República, em Outubro só vão poder votar os militantes do partido do Governo, e o voto não pode ser secreto. Não haja algum malandro que vote na oposição!

    ResponderEliminar
  2. Eu como encarregado de educação, também estive presente, e foi-me negado o voto e a inscrição como sócio por falta da tesoureira. Isto realmente é de brandar aos céus. A lei sobre as associações de pais é clara, as associações não devem ter cariz politico, mas na pelo meu parecer não é o que se passa em Coura.

    ResponderEliminar
  3. Tinha que ser um professor a escrever semelhante coisa! Será que os senhores professores ainda não perceberam que isto só lhes fica mal... Por acaso nas aulas que tiveram de cidadania e civismo esqueceram-se de vos dizer que em qualquer lado, para votar é preciso estar inscrito? E que numa associação há cotas para pagar? Ah! já sei, por serem professores e pais ao mesmo tempo, acharam que iam ter tratamento VIP! Pois enganaram-se... para a próxima estudem melhor a lição porque desta vez chumbaram!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Quanto a ter que ser professor, considero um elogio.
    Quanto à necessidade de estar inscrito, esclareço que todos os pais e encarregados de educação deste agrupamento estão naturalmente inscritos na Assembleia de Pais e Encarregados de Educação, sem restrição de ordem monetária, aos seus direitos democráticos.
    O Decreto-lei 75/2009 de 22 de Abril estabelece que a votação que aconteceu se faça em Assembleia de Pais, podendo os órgãos representativos de pais propor (apenas propor) candidatos, que serão ou não ratificados pela totalidade dos pais presentes.
    Dado que este pressuposto não foi respeitado, parece-me que a eleição não será válida.

    ResponderEliminar
  5. Ó senhor professor, mais uma vez lamento, o senhor só publica os comentários que lhe convem.

    Sim senhor, que grande lição de democracia!

    Tenha um pouco de vergonha e dignidade!

    ResponderEliminar
  6. Identifique-se e eu publico que me enviar, já que não é capaz de falar com educação...

    ResponderEliminar
  7. Sr. professor, não me identifico por razões óbvias, não por ter medo do senhor, mas por outras razões. Mas o que lhe quero dizer, e peço desculpa por lhe dizer isto, está a mentir, porque se é ao meu comentário que se refere e não publicou! tenho em memória aquilo que disse, não escrevi com má educação, não é meu apanágio ser mal educado, por isso só tiro uma ilação, o senhor arranjou um bom protexto.

    ResponderEliminar
  8. Se vier ter comigo, eu ando com o seu comentário impresso e posso mostrar-lhe a palavra sublinhada.
    Caso contrário, escreva de novo sem palavões e eu publico.

    ResponderEliminar
  9. Já agora Sr. professor, então, vá lá, mostre-me essa palavra, que pelo seu enter, é uma palavra de nos caír o teto do céu.

    ResponderEliminar
  10. O senhor anda adiantado no tempo, pois 22 de Abril de 2009 é futuro.
    Não sabia que agora se dedica a fazer futurologia.

    ResponderEliminar
  11. Então não gostou da descoberta da sua nova vocação!?
    Afinal os pais de coura estão atentos!

    ResponderEliminar
  12. afinal o sr.anónimo tem razão, o sr. só publica o que lhe interessa!
    Não é justo! Não é democrático. Não respeita a liberdade.

    ResponderEliminar
  13. Então um pai para eleger um seu representante tem de pagar????... Os representantes dos pais têm de ser eleitos em assembleia geral de pais e encarregados de educação, diz uma lei!!!! Se eles têm de ser eleitos numa assembleia geral de pais é porque quem vota são os pais!!! Isto não tem nada a ver com sócios!!!

    ResponderEliminar
  14. Oh senhor Armando Lopes, experimente lá ir votar para as Europeias sem estar recenseado. Experimente e depois diga qualquer coisa. Se há leis é para serem cumpridas, seja pelos pais, seja pelos professores.

    ResponderEliminar
  15. Aproveito este espaço para dar os parabéns aos professores de Paredes de Coura, em particular a si, pois ao contrário dos restantes professores do país, a avaliação ainda lhes deixa muito tempo para intrigas, mentiras e politiquices. Vão mas é trabalhar!!!

    ResponderEliminar
  16. Senhor professor:
    Lamento informá-lo mais uma vez que voltou a chumbar! Está a falhar... ou será que está demasiado nervoso?!?
    A 22 de Abril de 2009 poderá haver uma alteração à lei publicada um ano antes, mas futurologia não é o meu forte...
    Uma vez que se equivocou, aconselho-o a consultar a lei correcta, para a interpretar correctamente.

    ResponderEliminar
  17. Agradeço a atenção e a correcção. O decreto-lei a que me referia é 75/2008 de 22 de Abril.
    Quanto à minha vocação, convido vossas excelências a assistir às minhas aulas, a ler as actas dos órgãos políticos em que prestei serviço cívico e a comparar as minhas prestações.
    Claro que a avaliação será sempre parcial, como são todas as que se fazem por uma só pessoa, mas não tenho nada a temer.
    Como em tudo, exercí a política com lisura, com prejuízo pessoal e sujeitando-me a algumas inconveniências, porque nunca escolhi lados fáceis.
    Quanto a partidos, se se informarem melhor, poderão verificar que não milito em nenhum, porque em determinado momento da minha vida deixei de ter dinheiro para pagar as cotas, como acontece com muitos pais deste concelho...
    Quanto à urgência da publicação de comentários, eu continuo a ter que corrigir testes, pela noite dentro...

    ResponderEliminar
  18. O agrupamento tem 1000 alunos. Votaram 13 pais sócios. Esta associação é representativa???...

    ResponderEliminar
  19. O Sr. Anónimo é de facto um corajoso! E tem razões óbvias para não se identificar?! Não me diga que tem medo de represálias políticas?! Não me diga que é Professor e tem medo de enfrentar os colegas e assumir as posições que defende?! Não me diga que ainda não foi registado e/ou baptizado?!
    Então explique lá: Porque motivo convocou a Associação de Pais, os Pais e Encarregados de Educação e não convocou apenas os sócios?! A situação é tão ridícula e absurda que até é difícil acreditar! Só falta avisar a CONFAP para nos podermos rir mais um bocadinho com o sr. Albino.

    ResponderEliminar
  20. Ora bem, tendo em consideração o post e alguns comentários (e digo alguns, porque me custa bastante ler opiniões e comentar discussões onde parte dos intervenientes são Anónimos...ou será que esta democracia é assim tão "estranha" que já não nos permite assumir aquilo que dizemos e encarar os assuntos com a frontalidade que eles nos merecem?!), resta-me questionar o seguinte: que democracia é esta?!... Então um pai/encarregado de educação já não pode participar activamente na educação dos seus filhos e escolher representantes que os dignifiquem porque não pagou uma anuidade? E se até se predispõe a regularizar a sua situação de sócio, é-lhe negado este direito porque a tesoureira não está presente?
    Desculpem a minha indignação, mas sou Professora (com muito orgulho!) e estas situações fazem-me confusão! Lutamos para que os pais intervenham cada vez mais na educação dos filhos e, quando temos pais que estão dispostos a fazê-lo, negamo-lhe esse direito?! Será que a nossa escola está definitivamente mergulhada em aspectos políticos que se sobrepõe à verdadeira educação e aos valores morais? Será que ainda não perceberam que nós, Professores, queremos apenas poder ensinar os nossos alunos da melhor forma que podemos e sabemos? E, já agora, será que ainda não perceberam que quando me refiro a ensinar, não falo exclusivamente de lhes transmitir conhecimentos específicos de cada disciplina, mas também valores sociais e éticos?
    Para os senhores encarregados de educação que continuam a achar que isto é uma luta, permitam-me que vos diga que o nosso objectivo é comum: fazer dos vossos educandos adultos responsáveis, formados e informados! Por isso, parece-me que não podemos, de forma alguma, permitir que a escola e a educação se tornem escravas da política!
    Joana Pires

    ResponderEliminar
  21. O sr. professor insultado, pensou muito bem, ele e os seus colegas, principalmente a sua chefe, a jornaleira do partido. Bem, então lá vai a estratégia dos nossos ricos professores:
    Bom, nós estamos em guerra com a Ministra da Educação, por causa da avaliação, então o que vamos fazer? isto vai pegar, vamos suspender quase todas as actividades do agrupamento (visitas de estudo, praia do pré-escolar, etc.) e os pais de Paredes de Coura vão ficar todos do nosso lado, vamos ter um exército contra a Ministra, só que eles coitados não tinham a percepção de que o Povo de Paredes de Coura é intelegêntissimo, o qual eu tenho muito orgulho de ser Courense, porque a nossa gente sabe bem dividir as àguas e não se deixa levar por meia dúzia de chicos espertos.
    Então, resultado disto, virou-se a arma que eles tinham montado contra eles, coitadinhos.....

    ResponderEliminar
  22. Continuam os fantasmas do partido?
    Por falar em chicos espertos, suspender 10 de 147 actividades é suspender a maior parte? Ainda por cima, actividades que não estão relacionadas com o currículo...
    Concordo que o povo de Paredes de Coura (concelho inteiro) é inteligente. Prova disso é que quando importa os pais de Coura se juntam, como no Sábado passado, mesmo perante a quase certeza de irem enfrentar chico-espertices.
    O facto de que os courenses são, pelo menos, tão inteligentes como os outros deve estar a tirar-vos o sono. Não vai ficar de barato que os chamem a repique para os tratarem como resto da humanidade, carne para canhão, que só serviria para legitimar as usuais gigajogas de chicos-espertos diplomados, que se guindam a cargos para se darem ares de importância.

    ResponderEliminar
  23. Caramba!

    Porquê? nós Courenses, não elegemos o
    professor Armando como Ministro da Educação?

    Pelo menos temos um homen de ideias sólidas!

    ResponderEliminar
  24. Não sei se ele tem as cotas em dia...

    ResponderEliminar
  25. Senhor anónimo, da inteligência dos courenses não questiono, não conheço, mas da "jornaleira do partido" falo com conhecimento de causa,sabe o que é dor de cotovelo? É o que vocês courenses sentem em relação à dita "jornaleira",gostavam de ter a inteligência dela, a capacidade de organização e resolução que ela tem, mas não têm,nem nunca terão com tanta mesquinhez junta.Já diz o povo "quem desdenha quer comprar"

    ResponderEliminar
  26. Estou espantada! Fui à reunião porque me convocaram para votar! Cheguei lá e disseram-me que não o podia fazer. Percebi que os senhores da associação preferem estar sozinhos desde que estejam no cargo. Preferem que os pais não participem, em vez de fazer tudo para os trazerem para as reuniões. Os pais ficaram a saber que sempre que forem convocados pela associação de pais podem falar à vontade. Mas votar é que não!!! Votar custa 5€.

    ResponderEliminar
  27. Pertenço a associações de outro tipo. Nunca, na minha longa vida associativa, vi as associações negarem inscrições de sócios por não estar presente a tesoureira. Se a tesoureira faltou e ela é necessária, então quem está a falhar é a associação de pais, porque, não esperam que os sócios a vão procurar a casa, pois não? Então a tesoureira tem de estar presente obrigatoriamente na reunião ou ser substituída nessa mesma reunião por outro elemento da associação.

    ResponderEliminar
  28. A associação tem 34 sócios, foi dito na reunião, em 1000 pais???? Deixem-me rir!!! Votaram 13 pais. Deixem-me rir outra vez!!!

    ResponderEliminar
  29. Afinal o que diz a lei meus senhores? Se diz que a eleição dos representantes dos pais se dá em assembleia geral de pais é porque estes têm de votar, certo? Ou o que estarão lá a fazer?

    ResponderEliminar
  30. Que exemplo tão mau de uma eleição! È tão mau que é caricato.

    ResponderEliminar
  31. As pessoas só se conhecem verdadeiramente nos momentos difíceis. Na reunião foi também pedido que se alterasse o regulamento interno no que diz respeito aos processos de voto na associação. Foi dito que não e ponto final. Fiquei espantado com a atitude. Fiquei espantado com muitas atitudes. Mais uma vez: as pessoas só se conhecem nos momentos difíceis.

    ResponderEliminar
  32. Cada vez me sinto mais preocupado e envergonhado! Será que os Srs. professores de Coura precisam que lhes faça um desenho? Quem é que anda a politizar as coisas? Quem é que anda de porta em porta? Quem é que ficou furioso por não ter conseguido pôr em prática o seu plano? Pelo menos Sr. Professor diga a verdade... diga que quem não votou foram os seus colegas e os seus paus mandados e familiares! Muitos deles nem sabiam para o que iam...

    ResponderEliminar
  33. Não sei se o recado dos paus mandados me é dirigido, mas eu não risco nada em termos de pais e encarregados de educação, neste momento. Já fui tutor pedagógico de dois jovens e sempre me pautei por cumprir as minhas obrigações, enquanto tal, sem nunca ter tido que pagar cotas.
    Quanto ao andar de porta em porta, nem quando me dedicava à política partidária.
    Seguramente se os meus colegas não votaram, foi porque lhes foi vedado o acesso e o direito ao voto, não por terem deixado de ser pais.

    ResponderEliminar
  34. Ao anónimo que afirma que os Courenses não me elegeram como Ministro da Educação, fica este esclarecimento:
    1 - Os Ministros não são eleitos, são propostos pelo 1.º Ministro ao Presidente da República que procede à sua nomeação.
    2 - Mesmo que assim não fosse, eu jamais aceitaria ser Ministro num Governo que "já" não segue os pressupostos políticos do partido que o sustém.(E neste aspecto estou muito à vontade, até votei neles, por convicção, mas eles mudaram, e eu vou mudar também).
    3 - Por último, se alguém aqui anda a politizar alguma coisa são os senhores "anónimos". Porque diabo não assumem as vossas ideias? Porque razão não as querem discutir olhos nos olhos? Será falta de argumentos? Está mais do que visto que sim!

    ResponderEliminar
  35. Decreto-lei n.º 75/2008 de 22 de Abril
    ...
    Artigo 14.º
    Designação de representantes
    1 — Os representantes dos alunos, do pessoal docente
    e do pessoal não docente no conselho geral são eleitos
    separadamente pelos respectivos corpos.
    2 — Os representantes dos pais e encarregados de educação
    são eleitos em assembleia geral de pais e encarregados
    de educação do agrupamento de escolas ou escola
    não agrupada, sob proposta das respectivas organizações
    representativas, e, na falta das mesmas, nos termos a definir
    no regulamento interno.
    ...

    Para uma consulta mais completa:
    http://www.spzc.pt/drupal/files/legis/Decreto_lei_75_2008.pdf

    Não se deixem enganar, consultem as leis e os decretos. Nuncam confiem em quem exibe grandes conhecimentos da lei.

    ResponderEliminar
  36. Esta associação de pais sempre aceitou sócios em qualquer momento do ano! Não mintam!!! Estou em crer que não são todos iguais e por isso mesmo penso que está na hora de quem tem bom senso de se desmarcar desta tomada de posição da associação, porque em caso contrario são coniventes com o que aconteceu.

    ResponderEliminar
  37. A máscara dos chicos-espertos começou a cair. Tanto interesse na participação dos pais... E no momento exacto fazem comentários na reunião do tipo "é a primeira vez que vêm", "tantas caras novas", ... Pelos vistos há pais de primeira e outros de 2ª, ... Da mesma maneira há votos de primeira e outros de 2ª, ...Que mau perder ...

    ResponderEliminar
  38. Sou pai courense. Tenho direito a votar. Tenho vergonha desta reunião.

    ResponderEliminar
  39. Como Encarregado de Educação de um aluno da EB23,/S de Paredes de Coura, e reconhecendo a necessidade de me inscrever como sócio da APAETEC fiquei muito satisfeito quando verifiquei que o poderia fazer através da Internet, descarregando a ficha de inscrição que "estava" no blog da Associação. Qual não é o meu espanto quando verifico que essa possibilidade se esfumou no Sábado à noite. Quando no Domingo o tentei fazer já a ficha tinha desaparecido! Estranhei, mas não desisti pois tinha a possibilidade de a enviar pelo correio ou entregar a qualquer membro da Associação. Como não o fiz de imediato, na Segunda-feira voltei a ser surpreendido: ainda o posso enviar pelo correio mas se o quiser, já só o posso fazer à Tesoureira! Isto é de facto animador: até tenho medo de ir ter com a Tesoureira, não me vá ela dizer que: agora já não é comigo: hoje tem de entregar ao Padre da sua Freguesia, se esperar por amanhã, deve entregar ao Presidente da Comissão de Festas! Com tantas mudanças, começo a perceber a razão pela qual muitos Pais dizem que a última reunião foi um "circo"! Não vou perder a próxima!

    ResponderEliminar
  40. Alguém me diz quais são os interesses dos senhores da associação em não deixarem os pais votarem? Sinceramente, ainda não percebi!

    ResponderEliminar
  41. Senhor professor insultado, quanto à reunião de sábado à noite, essa, não me faz rir,como o professor Armando, entristeço-mo. O senhor por favor diz-me porque estavam ali algumas pessoas para votar, diga lá! não seija "mauzinho" o senhor sabe, e eu acredito que é honesto. Pois é, os senhores quando lhes convêm, até são muito generosos, vão buscar a casa de pópó quem lhes interessa.
    Mas, neste caso tudo correu mal, e algumas pessoas que até ali eram muito queridas, depois foram abandonadas, não as levaram de volta para as suas casa de onde as foram buscar.
    Perante este episódio se vê o carácter de alguns professores.
    Diga-me lá de sua justiça, se isto é moral? e se depois tem autoridade para falar contra tudo e contra todos?
    As pessoas julgam que nunca se vem a saber a verdade, é por tudo isto que realmente vós professores,atenção, não todos! "porque não se pode medir a floresta por meia dúzia de àrvores",nem de perto nem de longe colocar tudo no mesmo saco, eu tenho conhecimento como outras pessoas, que também há Bons Professores!
    Mas enfim, por causa dos menos bons, vocês perante a sociedade infelizmente estão de arrasto...

    ResponderEliminar
  42. E agora para algo completamente diferente, gostaria de citar o excelso governante xôr Jorge "Pedrada": "o que vai acontecer aos COITADINHOS que não cumprem a lei." Coitadinhos?!?!? Professorzecos?!?! Até quando vai continuar este tratamento ultrajante que os Anónimos tanto parecem apreciar? É inadmissível!

    ResponderEliminar
  43. Senhora (menina) Dona Isabel, será que a senhora, viu na suposta sua chefe uma pessoa que não há igual no mundo, oú está a dar-lhe um pouco de graxa para ver se consegue uma melhor classificação?
    A senhora não sabe que muitas vezes, infelizmente, neste país tem-se subido à custa da cor partidária, onde depois fazem das pessoas intelegêntes, competentes, dinámicas etc. mas no fundo são o contrário de tudo isto!
    Mas quero resalvar aqui que pode não ser o caso desta suposta sua chefe.

    ResponderEliminar
  44. O professor Armando não gostou da brincadeira!

    Ó professor, o senhor faz dos outros incultos, estúpidos e ignorantes?

    Oú por ser professor julga-se o sabe tudo!

    ResponderEliminar
  45. Ao comentador das 17:52h:
    Parabéns por não nos meter a todos no mesmo saco. Quanto a eu saber, provavelmente não sei o que o senhor acha. Não participo em boleias eleitorais.
    Estou certo que o senhor passou a noite toda a remediar o caso desses pais abandonados depois de uma vontade de participação frustrada.
    Eu passei a tarde e a noite no aniversário de uma Associação.
    Se me perguntar se a eleição me interessa, sim. Também eu fui eleito membro do Conselho Geral e acho que este órgão terá que merecer toda a credibilidade, para que a escola funcione. O meu interesse é esse.
    Quanto aos meus motivos para este blog, sou dono da minha liberdade, que prezo mais que a minha vida. Essa liberdade inclui dar opiniões sobre o que se passa na minha terra.

    ResponderEliminar
  46. Senhor professor insultado, pela boa educação, obrigado pelos parabéns, mas quero dizer-lhe muito directo, uma pessoa que queira ser isenta não precisa deste elogio.
    Agora eu só não consigo compreender toda esta polémica, e porquê? muito simples, pois num Estado de direito, todos tem direito ao seu protesto, mas senhor professor a vossa "guerra", é com o Ministério da Educação, e nunca devia ser com a nossa escola, com os alunos, com os pais e em geral com a comunidade Courense.
    O senhor como professor na sua terra não tem orgulho para que as coisas corram bem na sua escola? Ou prefere que nós Paredes de Coura seja-mos falados na comunicação social, pelos piores motivos? Pois senhor professor, digo-lhe isto a si porque sei que gosta de Coura, mas outros que estão cá de passagem, que só dizem mau disto, mas ao mesmo tempo vem cá ganhar o seu salário, porque não encontraram emprego na terra deles, esses sim, estão cá para se servirem do nome Peredes de Coura para a achincalhar. Como o senhor sabe, Paredes de Coura é uma terra acolhedora, mas uma coisa é certa nós não precisamos cá deste tipo de gente.
    Vão fazer guerra para a terra deles!

    ResponderEliminar
  47. Sou mãe. Vim a saber desta histária no café. Estou perplexa! Nunca pensei que isto pudesse acontecer. Esta votação não é legal. Leiam a legislação. Votar num representante dos pais é um direito de qualquer pai.

    ResponderEliminar
  48. Parabens ao autor do blog porque criou um espaço de debate público. Só é pena que as pessoas não se identifiquem.

    ResponderEliminar
  49. Então a associação de pais mudou o que tinha na página da net no domingo???? A ser verdade é de facto revelador de má fé!!!

    ResponderEliminar
  50. Que queridos. Que queridos mesmo. O pai vai à reunião e pode falar à vontade. Que fale. Que fale. Que fale. Votar é que nem pensar. Isso é dar-lhes muito poder. Porque poder votar é poder mandar e quem manda actualmente sentiu que estava a perder o pé. Lindo! Lindo! Lindo!

    ResponderEliminar
  51. O blog foi mudado sim senhor! Também me apercebi!

    ResponderEliminar
  52. Que cena fixe! Que cena marada! Que cena!

    ResponderEliminar
  53. O senhor anónimo com toda a certeza não se identifica aqui mas já apresentou aos professores que conhece a sua condideração por eles... Nem se espera outra coisa. È tão corajoso com as palavras que o será por certo também nos actos!

    ResponderEliminar
  54. Realmente em coura há outros carnavais! Tanto interesse por parte de alguns só revela interesse em poleiro.

    ResponderEliminar
  55. Ao Anónimo das 18:21:
    Não se trata de gostar ou não da brincadeira. Trata-se de não admitir brincadeiras de anónimos, quer elas sejam meras brincadeiras (como parece ser o caso), quer sejam insultos como os que infelizmente insistem em aparecer. E se fiz a correcção, é porque é bom partilhar aquilo que sabemos. Não é por ser Professor que sei tudo, aliás ninguém sabe tudo, mas que sei muito, isso sei. E de muitos assuntos! E já sabia muito ainda antes de ser Professor! Mas agora que sou Professor sei ainda mais, e sabe, isto é fruto da companhia: da família, dos alunos, dos colegas, da comunidade.

    ResponderEliminar
  56. Sou encarregada de educação. Nunca pertenci a nenhuma associação. E com estas atitudes acho que fiz muito bem. Não posso no entanto entender como é que alguém acha natural que os representantes de 1000 pais só possam ser eleitos por sócios de uma determinada associação. Isto é não querer ver o obvio.

    ResponderEliminar
  57. A reunião é ilegal!!!!

    ResponderEliminar
  58. O que se passa é que há muita desinformação. Não há nenhum professor desta escola - que eu saiba - que ande a dizer mal da escola ou da terra.
    Passo a narrar o que se está a passar por ordem:
    1. O Conselho Pedagógico revê o Plano de Actividades, cortando 10 das 147 actividades aprovadas, tendo pro critério ir cortando as mais afastadas do currículo (programa das disciplinas);
    2. A representante dos Encarregados de Educação manifesta-se contra;
    3. A matéria vai a votação e a medida é aprovada por 13 votos, contra 1;
    3. Nos dias seguintes a escola recebe uma carta aberta, destinada aos professores e à escola em geral;
    4. Logo após, a comunicação começa a tentar falar coma professora Cecíclia Terleira, dizendo que o Presidente da Associação de Pais tinha comunicado a sua discordância
    A partir daqui, já conhece. Resumindo, não foram os professores que puseram o nome de Coura na lama.
    Apesar das agressões a que estiveram sujeitos, os professores mantiveram a sua dignidade profissional e a escola continua a funcionar com muita alegria e zelo profissional.
    A guerra é só fora da escola...

    ResponderEliminar
  59. Senhor anónimo das 21h25 (sim, são tantos anónimos que têm que ser distinguidos pelas horas!), não costumo responder a comentários anónimos, mas desta vez vou abrir uma excepção, porque o senhor está, implicitamente, a ofender o meu profissionalismo!
    Pois bem, não sou de Coura, de facto estou aí para ganhar o meu salário (não será para isso que trabalhamos todos?! Se o senhor não tem que trabalhar para ganhar dinheiro, é um sortudo!), mas estou também para desempenhar as funções que me são inerentes da melhor forma possível!
    Gosto muito daquilo que faço, quer seja em Paredes de Coura, quer seja noutro local qualquer...gosto de ensinar, ponto final!
    Quanto ao facto de conseguirmos encontrar emprego na nossa terra, seja benvindo à nossa realidade...temos, muitas vezes, que fazer sacrifícios e estar longe da nossa família para poder trabalhar, é verdade! Mas isso não significa que não o façamos de alma e coração, ao contrário daquilo que o senhor possa pensar!
    Está muito enganado se julga que estas "guerrinhas sem sentido" nos fazem bem e nos deixam felizes! Pessoalmente, sinto uma tristeza enorme quando penso no estado do nosso ensino!
    E entristece-me também que não entendam que há imensa gente "que está cá de passagem", mas que "dá o litro" pela escola e pelos seus alunos...mas só perceberão isso quando "esta" gente se for embora! Talvez aí já mude o seu discurso quando diz "não precisamos cá deste tipo de gente"!

    Já agora, para o anónimo das 18h13, não sei se é do seu conhecimento, mas ainda há pessoas com valores (alguns dos quais professores), que superam grandemente a vontade de, como o senhor refere, "ter uma melhor classificação"! Se defendemos a nossa Presidente, é pela consideração que temos pelo seu trabalho (de qualidade, por sinal) mas, sobretudo, pela grande pessoa que é! Talvez estas questões dos afectos ultrapassem algumas das pessoas que por aqui aparecem a dizer barbaridades! Tenho realmente pena que tal situação aconteça e que não consigam dar valor aos excelentes professores que têm a trabalhar na escola (e quando digo "excelentes professores", não pretendo dizer "professores com excelentes"! Se ter um excelente significa ser conivente com este processo de avaliação simplesmente ridículo, NÃO, obrigada! Eu prefiro não o ter!!!)

    Joana Pires

    ResponderEliminar
  60. Isto é um mau exemplo de associativismo! Associativismo é outra coisa completamente diferente! È trabalhar por amor á camisola! È trabalhar sem esperar nada em troca! Esta associação está noutra onda!!!

    ResponderEliminar
  61. Senhor anónimo, naõ sou de graxas, nem ando nisto por classificações, nem por politicas, porque se assim fosse já estava num bom poleiro. Quanto a competência e capacidade de resolução, por acaso sabe quem teve a ideia dos vigilantes dos transportes do 1º ciclo e respectivos horários?, quem introduziu as AEC'S, as primeiras do país?, a formação cívica no 1º ciclo, a música com os meninos a fazerem actuações de qualidade?etc.etc., pois se calhar achava que eram outros, os que se vangloriam.Cor partidária é neutra, se calhar o seu "defeito",pois não se vende, nem muda de cor conforme o vento lhe dá de feição, como alguns(muitos). A inveja é arma dos incompetentes e dos que se julgam inteligentes.

    ResponderEliminar
  62. Não estive na reunião. Tenho conversado com pais que lá estiveram. È o tema do momento em Paredes de Coura. Nunca vi tanta mediocridade numa associação que não quer que os pais votem. Se assim é mais vale demitirem-se!!! Não representam ninguém! Só os vossos interesses pessoais!!! Que não percebo quais são! Vão a votos meus senhores! Sugeitem-se ao voto e se perderem perdem com dignidade! Assim ganharam de modo vergonhoso!!! Por cima da vontade, e direito, dos vossos colegas pais!

    ResponderEliminar
  63. Isto está relacionado com política? Tenham vergonha senhores da associação!!!

    ResponderEliminar
  64. Minhas senhoras e meus senhores, até apostava em como estas senhoras com os nomes de Isabel e Cristina são professoras! Sabem poquê?
    è muito fácil, vesse logo, querem dominar tudo, e todos, a escola de Paredes de Coura é uma coutada delas e do resto do elenco, por isso só querem aqueles que lhes agradam, nada de opiniões contrárias, isso não, "Quem não é por nós, é contra nós".
    E depois tem esta gente a distinta lata, sem um pingo de vergonha, de falar em democracia, dignidade, mediocridade e moral!
    Mas vocês querem mesmo fazer dos Courenses burros? Já é tempo de meterem essa mão na vossa consciência, e terem um pouco de dignidade, e acima de tuda caràcter!!!....

    ResponderEliminar
  65. - QUEREMOS VOTAR!
    - NEM PENSAR!
    - QUEREMOS SER SÓCIOS!
    - NEM PENSAR!
    - QUEREMOS MUDAR O REGULAMENTO!
    - NEM PENSAR!
    - ENTÃO XAU!

    ResponderEliminar
  66. Parece que dar poder de voto a todos os pais é considerado por alguns como inaceitavél! Se isto pega para as legislativas que se avizinham mais vale emigrarmos...

    ResponderEliminar
  67. 10 votos lista A; 3 votos lista B.

    1000 pais no total! Bonito!

    80 pais de pé a quererem votar e a presidente da mesa a dizer que não podiam porque não eram sócios!

    Bonito!

    Mais bonito ainda é que a eleição era para escolher um representante de todos os pais! Não era para eleger um representante da associação de pais!

    ResponderEliminar
  68. No fim lá ficaram os 13 a resolver as questões da associação... As questões de todos os pais colocaram são questões sem importância nenhuma... O que importa são os assuntos dos sócios!!! Basta pagar 5€ e, claro o caso muda certamente de figura!

    ResponderEliminar
  69. Caricato!

    Quanto não é o meu espanto!!! precisamente hoje, o meu filho trazer-me um convite para aprovar os novos estatutos de uma nova Associação de pais e começo a pensar, mas será que eu realmete estou na répública das bananas? Ora esta nem ao diabo lembra!
    Vamos todos rir à gargalhada, esta associação actual eleita democraticamente com um mandato até outubro, "mas como já não interessa, vamos pô-los fora" e nós professores fazemos outra que nos aconhegue melhor.
    Ridiculo, sinto-me indignado como pai, cidadão deste pais com estas jogadas de "CIRCO"!!!!...

    ResponderEliminar
  70. Como encarregada de educação quero deixar aqui uma homenagem aos propfessores que nos ultimos anos passaram por esta terra! Não entendo como um pai deixa um filho na escola se tem tão má opinião dos professores como alguns dos anónimos referem! Em coura a educação mudou muito na ultima década, e foi para melhor! Dez anos antes muitos dos nossos alunos não conseguiam concluir o secundário. No ano que passou penso que todos concluiram e a quase totalidade prosseguiram para o ensino superior! Alguns dos anónimos que aqui se apresentam ou não estão informados ou colocam outros interesses acima desta realidade e estão a querer algum proveito pessoal da posição que ocupam e não vejo que contribuição estejam a dar para o desenvolvimento do concelho em que se encontram! Estão a criar um conflito desnecessário e mesmo desaconselhável! Não é por esta via que se resolvem os problemas!

    ResponderEliminar
  71. O número de sócios que esta associação tem é revelador! Se não quer mais sócios, mais revelador ainda!

    ResponderEliminar
  72. Sou encarregada de educação e tenho o direito de votar numa pessoa que me vai representar!

    ResponderEliminar
  73. Quem é a Cristina para falar do que se passou na reunião, se nem lá estive.
    Só tenho pena é que os pais que foram a essa reunião só tenham ido mesmo para votar nos representantes dos pais para o Conselho Geral.Sabem porquê? Porque não estão a zelar pelo bem estar dos filhos, mas sim a meter interesses particulares.
    Só é pena é que esse pais que nunca foram a uma reunião da Associação de pais, agora estejam muito preocupados porque eles não são em condições de representar ninguém.
    Agora pergunto eu:
    -Qual o interesse de agora alguns pais estarem contra esta Associação?
    -Se até agora nunca nenhum pai se prenunciou sobre o trabalho desta associação, porquê o fazem agora quase no fim do ano lectivo?
    _Qual o interesse dos professores com esta polémica toda? Se os professores já estão representa nesse Conselho Geral?
    Esclareçam isto tudo aos pais, porque eles próprios não sabem o que se passa.
    Não tenho filhos nessa escola, mas fico triste porque sou courense e isto fica mal para Coura.
    Professores sejam isentos disto tudo e não se metam em assuntos que não lhe dizem respeito.
    Isso é um problema dos pais , e nós temos uma Associação de pais para resolver esses assuntos.
    Foram eleitos democraticamente, não ganham nada por o trabalho que fazem. deixemos este assunto para Outubro. Nessa altura à eleições para a Associação de pais e ai vamos ver o que fazem os pais que agora estão preocupados com esta associação.façam uma lista e ai sim façam a campanha que quiserem, mas nesta altura deixem a politica e vamos lutar pelo bem estar dos vossos filhos.
    E vós professores preocupai-vos com os alunos e com o programa que tem para dar para os vossos alunos terem umas boas notas.

    ResponderEliminar
  74. Não se preocupem! Ninguém vos tira o tacho. Só queremos é criar uma associação nova, que realmente represente os pais, independentemente das condições económicas...

    ResponderEliminar
  75. Para anónimo das 19h07 : Lamento que tanta inteligência de Coura seja anónima, antigamente havia os filhos de pai incógnito, agora proliferam os anónimos. Quando não souber cale-se, isso sim é ser inteligente, não sabe que está a decorrer um concurso de professores, que ninguém tem lugar cativo. Vergonha,democracia,dignidade,mediocridade,
    moral, consciência,escrever português, novas oportunidades, sabe o que isso é?Não me parece. Para que servirá tanta inteligência?

    ResponderEliminar
  76. Ah!!!!!!!!! Deixa-me rir. Esta está boa.
    Estão preocupados com as condições económicas dos nossos pais de Coura.BONITO.
    Como disse a Presidente do Conselho Executivo na reunião de 4 de Março, existem instituições para resolver essas coisas.
    Agora se vê o interesse da nova associação, isto é se existe nova associação.
    Pais isto que estão a fazer na escola não é a zelar por os vossos interesses, mas sim por os novos membros que dizem que vão fazer uma nova associação.Esses sim querem o tacho, mas não para zelar pelos interesses dos nossos filhos, mas sim para os professores poderem ir na lista. Os professores já são 7 no conselho geral, acho que já chega, ou não?
    Deixem esta palhaçada e vamos mas é lutar pelo bem estar da nossa escola.

    ResponderEliminar
  77. Queria responder ao anónimo das 23.49:
    E que entraram muitos meninos para o ensino superior, mas os pais tiveram que pagar a explicadores para os filhos terem melhores notas, e nem todos entraram para o curso que desejavam porque não tinham notas.
    Acham que assim as notas dos nossos filhos são boas? Que os professores se interessam por eles?
    Os professores querem é o salário deles. Eu sei que nem todos os professores são assim, existem os bons professores, os menos bons e os que não se interessam mesmo nada.

    ResponderEliminar
  78. Querem uma associação nova?
    Quem a vai representar?
    Afinal quem são os pais da nova associação?
    Professores? Políticos?
    deixem isso tudo de lado e vamos lutar por uma escola melhor.

    ResponderEliminar
  79. Mas esta polémica é porque não deixaram votar os pais ou é por causa de outros assuntos??? Sou courense e lamento que a associação de pais não conheça a legislação. Quem não conhece os direitos e deveres não defende ninguém!

    ResponderEliminar
  80. Boa Tarde!

    Antes de mais os parabéns pelo blog, está fantástico e digno de edição (ao contrário de muito que já li e ouvi)!

    Queria começar por dizer o quanto me entristece que Paredes de Coura tenha em "boa consideração" gente autoritária e mesquinha, como se verifica pelas atitudes, valores e "tontices" da associação de pais.
    Gostaria de saber que o que fizeram tem alguma fundamentação em termos legais?! em termos éticos, a minha formação e o meu bom sendo diz-me que não!!!!

    Pergunto-me se é assim que querem ganhar bases sólidas e progredir na terrinha????

    DEixem de lados políticas....daqui a pouco coura é apenas uma família socialista e mediucre...

    ResponderEliminar
  81. Está toda a gente preocupada com a cor politica da dita senhora! Ela afinal, pelos vistos tem peso político!

    ResponderEliminar
  82. Também sou courense. Mas faz-me muita confusão que andem todos a bater no peito a dizê-lo! Faz muita confusão também que se ache que os pais estarem preocupados em eleger os seus representantes é suspeito! O facto de uma associação de pais ( a única existente) ter tão poucos sócios deveria ser motivo de reflexão!

    ResponderEliminar
  83. Para o anónimo, das 12:37.
    O senhor, oú senhora é um ser humano?
    Sabe porque lhe pergunto isto?
    Você fala em tachos!?

    Mas tem toda a razão! sabe porquê?
    È muito simples, estes senhores da Associação de pais realmente estão a ganhar vencimentos chorudos, mordomias sem jeito, com carro e motorista e mais ainda, com cartão de crédito, para gastar à grande e à Francesa, isto é que é um tacho graúdo!
    Você realmente é muito inteligente, tem toda a razão, é por causa disto tudo que eles não querem largar o tacho!!!!!
    Pois, assim até também eu queria um!!!!......

    ResponderEliminar
  84. senhor anónimo das 9:51 o que fica mal a coura é não se conhecerem as leis.

    ResponderEliminar
  85. Anónimo 9:51 horas:
    O que fica mal a coura é a sua falsa preocupação com os professores e com o cumprimento dos programas!

    ResponderEliminar
  86. Parece-me que querem usar as pessoas ...

    ResponderEliminar
  87. PARABÉNS! PARABÉNS! PARABÉNS!

    Ao anónimo das 9:51, que fala numa tal
    Cristina, e escreve um texto isento e
    clarríssimo!!!!

    ResponderEliminar
  88. Ao anónimo das 19:07:
    Com tantos erros ortográficos e com essa admirável construção de frases corre o risco de ser contratado pela DREN.
    Ao anónimo das 9:51:
    1 - Com todos esses erros ortográficos pode-se candidatar a assessor de imprensa do anónimo das 19:07.
    2 - Para quem não tem filhos nesta escola está muito bem informado do que se passou na reunião. Esteve na reunião? Foi convidado? Ou infiltrou-se?
    3 - Já que manda os Professores preocuparem-se em cumprir (não é dar que se diz), o programa, deixe-me dizer-lhe que é precisamente isso que nós fazemos. E quando temos de optar em participar em desfiles de carnaval e idas à praia, ou cumprir o programa, é claro que optamos pela última opção. E mais, não o fazemos para os alunos terem boas notas, é para aprenderem. As boas notas devem ser a compensação pelo trabalho e empenho demonstrados.

    ResponderEliminar
  89. Numa conversa de café, infelizmente começou-se a falar da polémica que anda na boca de toda a gente de Coura, os professores, pais, escola, etc. Ás tantas, um nosso colega, depois de ouvir tantos comentários e opiniões dos que estavam á volta da mesa, disse:
    "Eu, além de não ser pai, tenho conhecimento que esta Associação tinha uma boa relação com os professores, só que agora não consigo perceber, porque de repente há toda esta zanga e ódio". Alguém deste grupo, interrompe o nosso colega e diz "vocês não sabem? que todos os elementos das anteriores Associação de pais, saíram zangados com esta professora Cecília? Ela só arranja conflitos com toda a gente!".

    ResponderEliminar
  90. Senhor anónimo das 14h19:
    Talvez se não pagassem a explicadores para fazer um trabalho que é nosso, dos professores, o ensino andasse bem melhor! Está a ignorar um facto de extrema importância: não gostando de generalizar, parte dos alunos que andam nas explicações têm uma postura completamente inadequada nas aulas, porque sentem-se no direito de não trabalhar e de deixar isso para a explicação (afinal ao explicador os papás pagam, por isso não podem falhar!).
    Gosto muito que os meus alunos tenham sucesso, mas gosto ainda mais que trabalhem para o alcançar e, apesar da pouca experiência que tenho, lhe garanto que uma boa parte dos alunos com explicações não tira o máximo partido das aulas.
    Por isso, estará na altura de tentarem incutir nos vossos filhos (alguns!) o espírito de sacrifício que tanta falta faz, em vez de, à mínima dificuldade, pagarem a alguém de fora para a resolver! Deixem-nos fazer o nosso trabalho...somos pagos para ensiná-los! Tanto se queixam dos custos inerentes ao ensino e ainda vão gastar mais dinheiro a pagar a explicadores...alguns dos quais (novamente sem querer generalizar) que deixam até muito a desejar! Já tive alunos em explicações com verdadeiros incompetentes!
    Pensem nisto...exijam dos professores um bom trabalho(é para isso que cá estamos e que nos pagam!) em vez de tentarem resolver os problemas fora da escola!
    Joana Pires

    ResponderEliminar
  91. Tive uma ideia muito doida:
    Milhões de pais e encarregados de educação afirmam a incompetência dos professores, a falta de profissionalismo. Alguns vão mesmo mais longe e asseguram que estão envolvidos em maquinações diabólicas.
    Como não me parece que tenham grande estima pelos que acusam:

    Porque não denunciam essas realidades no local próprio?
    Porque é que não tenho conhecimento de processos disciplinares?
    Vamos expulsar esses mafarricos do Paraíso de Coura (a seguir podíamos mudar o nome da nossa terra...)

    ResponderEliminar
  92. Ao anónimo das 19h31m: e sabe a verdade, ou continuamos com o diz que disse, tão típico de mentes mesquinhas, que não fazem mais nada do que o leva e traz? Tente saber a verdade de fonte limpa e se calhar vai ficar surpreendido. Sabe o que é uma associação de pais e encarregados de educação,qual o seu papel na escola? Sabe o que é uma escola,sabe o que é educação,sabe qual é a função do professor? Por acaso alguém comentou a falta de educação de muitos dos alunos com apoio dos pais: não pode haver matraquilhos na escola - autorizam-nos a sair da escola; não pode haver tantos chocolates na escola - autorizam-nos a sair para comprar "porcarias";

    ResponderEliminar
  93. Antes de tecer quaisquer outros comentários, gostaria de dar os parabéns aos muitos anónimos que tanto alvitram acerca dos professores e das suas actividades!
    É espantoso como todos têm opinião acerca daquilo que os professores fazem e não fazem, do que os professores cumprem e não cumprem, do trabalho que têm e não têm, das férias, dos horários, do salário...
    Enfim, com tanto conhecimento de causa, só podem ser todos professores!

    Ao Sr. Anónimo das 19:31, queira permitir que elucide as suas dúvidas.
    Ao contrário daquilo que disse o "alguém desse grupo" do café, as anteriores Associações de Pais não saíram zangadas com "esta" (SIC) Professora Cecília. Saíram porque lhes acabou o mandato.
    Ou quem lhe disse isso conhece a Professora Cecília? Trabalha com ela para poder afirmar que ela "só arranja conflitos com toda a gente"?
    Quer saber a verdade?
    O "alguém desse grupo" não conhece, nem de longe, nem de perto, a Professora Cecília!
    Não lhe vou dar o apanágio de retratá-la enquanto ser humano. Esse privilégio está reservado aos seus amigos!
    Mas posso retratá-la como profissional excelente que é. Fique o Sr. Anónimo sabendo que, se não fosse a Professora Cecília, os alunos deste Agrupamento não teriam as oportunidades, nem os conhecimentos nem as experiências que, actualmente, têm.
    Os professores são sempre apoiados, motivados e instigados, pela Professora Cecília a empreenderem novos projectos e novas actividades (lectivas e extracurriculares). E para quem? Para os Alunos!
    Quem introduziu, a nível nacional, as Actividades de Enriquecimento Curricular?
    Quem introduziu o Inglês no 1º Ciclo (que faz parte das AEC), muito antes do ME sequer se lembrar?
    Quem teve a ideia dos vigilantes para o 1º Ciclo?
    Quem arranja e celebra contratos com instituições e empresas para receberem os nossos alunos?
    Quem teve o trabalho de arranjar e organizar Cursos Profissionais, EFAs e CEFs para os alunos terem mais oportunidades?
    Julgo que, certamente, saberá a resposta!
    Ah, pode estar certo de uma coisa: a Professora Cecília defenderá sempre os Alunos e professores deste agrupamento (e a defesa é recíproca).
    Pais e alunos de Coura lembrem-se do mais importante: os professores têm obrigação de ENSINAR e cumprir o horário que lhes é atribuído! E posso garantir que muito do que se proporciona aos alunos é organizado muito além desse horário.
    Mas os professores fazem-no e fazem-no com muito gosto, não só pelos seus alunos, mas também porque têm uma Presidente que os reconhece e agradece.

    ResponderEliminar
  94. Apelo de um pai!

    Professores, pais, funcionários, população em geral, porque não acabar com esta guerra? de nos acusar-mos uns aos outros, de estarmos sempre com armas de arremeço, será assim tão dificil? Porque não se chega a um consenso, em vez de estar-mos a lançar lenha para a fogueira?
    Vocês não acham que estamos a dar um mão exemplo às nossas crianças, adolescentes, e ao mesmo tempo um exemplo de má educação?
    Vamos lá, somos seres Humanos, não somos animais irracionais, temos que defender o Bom nome da nossa Escola! Vamos todos lutar pela establidade, pela serenidade, e acima de tudo pela PAZ da nossa querida Escola!
    Podem acreditar, que feliz eu me sinto quando tudo corre bem na nossa Escola!
    Peço-vos desculpa a todos por este pequeno desabafo! Um Bem Haja A Todos!

    ResponderEliminar
  95. Este professor Armando, sinceramente não há igual no Planeta! É o máximo!

    Ele ainda no outro dia, dizia que sabia muito, muito, muito!!!!!!!.... Mas não precisava de fazer essa afirmação, a gente conheçe-o bem!
    Olhem, é um intelectual sem igual! É um fenómeno!

    ResponderEliminar
  96. Ao pai que fez o apelo das 22.20 o meu sincero "Muito obrigado!"

    Desde o começo desta "guerra" que não fica por Coura, os professores que conheço, desta escola e de outras sempre se pautaram por não se vingar nos miúdos.
    Enquanto esta "guerra" corria a nossa escola recebeu a honra de ver o serviço de Biblioteca Escolar premiado com uma avaliação de "Muito Bom" pela Rede de Bibliotecas Escolares, muito graças ao trabalho de colegas de fora do concelho, como a professora Celeste Ferreira, Lurdes Rego, entre muitos outros.
    Durante estes momentos azedos, enquanto recebia ingratidões de alguns pais, a Professora Cecília e a professora Helena Cerqueira (ambas de fora) delinearam uma forma de evitar que uma aluna de um curso CEF perdesse o ano, pelo facto de ser retirada aos pais.
    Ainda durante este tempo feio, o professor Sérgio Bastos, a professora Cecília Terleira e a professora Celeste Ferreira (todos de fora) elaboraram um projecto para submeter à Fundação Gulbenkian, com vista a melhorar a biblioteca e a impedir o abandono escolar dos alunos do secundário.
    Nos últimos três anos, o grupo de Matemática desenvolveu um grande projecto ao abrigo do Plano Nacional da Matemática, que é uma referência a nível nacional.
    Resumindo, a nossa escola só não tem boa imagem cá dentro do concelho e, mesmo cá, acho que a coisa não está assim tão desesperada.

    Esta é a última vez que escrevo sobre esta página. Agradeço a todos, mesmo todos, os que aqui deram a sua opinião de forma livre e mais ou menos educada. Como courense, agradeço aos colegas de fora que tão bom trabalho tem feito.
    Temos uma escola inclusiva, em que todos se sentem bem, em que as diferenças só nos fazem mais fortes, em que a amizade se prova quando temos que fazer sacrifícios, em que os alunos sentem que os professores estão lá para os levar a bom porto, em que há muitos problemas e outras tantas soluções.

    A todos quantos estiveram de olho neste blog nos últimos dias, apenas peço que se mantenham de olho na escola. Nós queremos ser avaliados, mas não isoladamente, três vezes por ano. Queremos ser avaliados todos juntos, a toda a a hora.
    Venham à escola e procurem os professores de fora e de dentro, dêem-nos as vossas sugestões, os vosso elogios e as vossas críticas.
    Não se esqueçam nunca de serem pais, mesmo ao fim do dia, cansados de um dia de trabalho, quando o sofá chama mais alto, acariciem os vosso filhos e venham às reuniões da escola.

    Até sempre!

    ResponderEliminar
  97. ola estou ademirado por ver aqui muita gente indegnada os contra os professores outros contra associaçao de pais e por fim todos contra todos a minha pergunta é: é asim que pensam resolver os problemas da escola? é este o exemplemo que querem dar aos vossos, nossos filhos? li varios tipos de comentarios de pessoas que so dizem mal por dizer,numa de criar confusao para fugir ao assunto, nao faço ideia e porque motivo a professora cecilia é para aqui chamada, quando me parece que o grande problema é se associaçao de pais tinha ou nao razao para fazer o que fez e se tinha razao de que tem medo?agora vou pedir desculpa pela minha ignorançia mas eu sou socio e penso que tenho as cotas em dia mas nao sabia que tinha de as ter para votar,outra coisa que me faz confusao é quantas pessoas tem uma lista? nao me parece que sejam so 10ou sera? mas se tem mais porque sera que os outros elementos nao votaram? por nao terem as cotas em dia? as pessoas que votaram tinham? sei que nao posso criticar porque nao fui a ultima convocatoria, mas pareceme que nao ia lá fazer nada. depois de escrever o que me vai na alma, acho que é tempo de darmos as maos e todos juntos tentar remar para o mesmo lado para que o futuro dos nossos filhos seja melhor, para que a escola tenha melhores condiçoes e os erros sejam corregidos, para que os professores menos (bons)sejam melhores e os bons sejam exelentes, sem nunca esquecer de que nos pais somos os principais responsaveis pela educaçao dos nossos filhos.um abraço com a mais pura amizade a todos os prof e pais

    ResponderEliminar
  98. Para o senhor,jmmvc, O senhor pede desculpa pela sua ignorância, nós já a percebemos-a!

    Ó amigo, você vai conduzir hoje?

    Tenha cuidado com a Brigada de Transito,
    està na retunda a fazer bufar ao balão!

    Ai!!... assim que o professor Armando
    ler isto!

    Ó homem, você está perdido, e ainda tem
    a sorte de ele não ser da Brigada de
    Transito!

    ResponderEliminar
  99. Várias vezes me disseram que me choro de barriga cheia, porque sou um privilegiado, porque tenho uma profissão boa, porque não tenho que ganhar pouco mais que o ordenado mínimo, etc. Tudo o que tenho o construí com esforço e sem recorrer a facilidades falsas. Na verdade, pouco já me chega, financeiramente.

    Do que nunca me acusaram, nem acusarão é de gozar com quem quer que seja, sem ser de olhos nos olhos e caridosamente.
    Cada pessoa que aqui escreveu e escreva merecerá o meu respeito, independentemente dos erros.
    Quanto ao Sr. jmmvc, acho-o extremamente lúcido nas suas afirmações e nos seus objectivos, enquanto pai. O mesmo já não posso dizer de quem se mantém anónimo, "por razões óbvias".
    Mais uma vez se vê que para ser pai não é preciso ser doutor, basta ter o coração no sítio certo.

    ResponderEliminar
  100. Sou encarregado de educação. Lamento o comentário do anónimo sobre jmmvc. Este é o tipo de comentário que não acrescenta nada à discução. È no entanto revelador de uma má postura nas relações entre as pessoas que têm opiniões distintas e que tem de ser alterada.

    ResponderEliminar
  101. Paulo Castro, você é advogado de defesa, daqueles que escrevem comentários, a seu favor?

    E já agora o senhor escreveu nesta página que era a ùltima vez que comentava, até deu por encerrado pela sua parte! e agora faz o contrário! por aqui se nota bem a sua coerência!!!!!..........

    ResponderEliminar
  102. ao sr anonimo que por cobardia ou por outras razoes nao da cara na questao do alcool veja que va o sr cair,tanto quanto sei nao ofendi ninguem nem fez o meu comentario a injuriar alguem,mas se o sr se sentiu ofendido lamento mas consegue ser mais ignorante do que eu. consigo fico por aqui. quero pedir desculpa as pessoas que me convidaram para estar no sabado numa reuniao de pais mas por motivos de saude nao pode estar presente.

    ResponderEliminar
  103. Não percebo esta polémica sobre os Professores. Até me parece que alguem está interessado em manipular esta discussão. Pelo que me disserem as duas listas que se apresentaram a votos na reunião de pais tinham ambas professores (1 cada uma). Então para que é esta história de trazer os professores á discussão neste assunto?

    ResponderEliminar
  104. Oh, meus amigos, todos os Funcionários Públicos estão a ser avaliados e não só estes!

    Porque carga de àgua, os professores não tem não tem que ser também avaliados?

    Estes senhores não são Funcionários Públicos? então, são o quê?

    Eu penso que eles são pagos com o dinheiro dos contribuíntes, para ensinar as nossas crianças! Uma ùltima pergunta, se me permitem, de que tem medo os professores?

    ResponderEliminar
  105. Informem-se!
    Os professores sempre tiveram que ser avaliados. A única pausa foi promovida por este governo para preparar esta jóia de avaliação.

    ResponderEliminar
  106. natália Aires disse:
    Após ter lido todos os comentários feitos neste blog por anónimos fico desiludida como ainda há "pessoas " com a ousadia de insultarem quem muito contribuiu para a evolução do ensino em Coura. Estou nesta escola há 10 anos, sou efectidv da escola vi a evolução da escola e dos alunos, tenho rgulho em ter como presidente a quem chamam "jornaleira do partido", jornaleira talvez seja pois ela trabalha arduamente por aquela escola, quanto a partidária neste tempo todo não sei qual a "cor" partidária, mas sei que ela nunca precisou de se esconder por trás da palavra anónimo para fazer comentários fossem eles de que natureza fosse, sempre deu a cara pela escola que preside. Nesta escola e com esta presidente sempre houve liberdade , sempre houve uma palavra de incentivo, nunca viraram as costas nem aos professores nem aos alunos. Em dez anos sempre contei com o apoio deste executivo quer a nivel profissional quer pessoal que nunca poderei esquecer. Por isso está na hora de os anónimos de coura em vez de andarem a arremessar pedras quer aos professores, ao professor insultado e à presidente reconhecessem todo o trabalho que tem sido feito por toda a escola em beneficio dos vossos filhos e está na altura de começarem a pensar neles e a apoiar também a escola que é um dos factores também ´responsavel pela educação dos vossos educandos.Não quer com isto meter todos os pais de coura no mesmo saco pois como professora dessa escola e como directora de turma que já fui contactei com pais responsáveis e colaboradores.
    30 - 03- 2009

    ResponderEliminar
  107. Ao anónimo das 17:59 de 30 de Março:
    Sabe de que têm medo os Professores?! Por mim posso-lhe responder:
    - Tenho medo de viver num país onde as pessoas têm medo de falar. (basta ver a quantidade de anónimos. Se não têm medo, então falta-lhes carácter, que é bem pior).
    - Tenho medo que um dia o Estado se esqueça de dar de comer às crianças e de lhes prestar cuidados de saúde, e se lembre apenas de "adoçar" e "entreter" com pequenos brinquedos, como o magalhães (sei lá!).
    - Tenho medo que um dia o ensino se torne todo "numa nova oportunidade", onde o que interessa são os números do sucesso, a qualquer custo, nem que para isso se tenham que fazer exames aos Domingos, por telefone, fax ou messenger.
    - Tenho medo de perder a coragem, a sanidade mental, ou outra coisa qualquer, e me deixar vencer pelo medo.

    ResponderEliminar
  108. O Senhor, Professor Armando, tem medo de muitas coisas, mas não responde à pergunta em concreto! arranja todo este argumento, com "medos" para realmente, não lhe tocarem na frida!!!!!.....

    ResponderEliminar
  109. Há pessoas que não conseguem entender, outras simplesmente não querem.
    Os professores têm medo que a escola deixe de o ser.
    Uma escola não é um lugar para competições entre professores.
    É isso que esta avaliação vai promover.
    Se os professores não cederem à tentação de se porem a lutar por "vencer" os colegas, vão fazer um bom trabalho e obter avaliação medíocre. Acha justo?

    ResponderEliminar
  110. E o Senhor Paulo Castro, acha justo todos os outros Funcionários Públicos serem avaliados, e os Senhores uma classe intocável?
    Sabe? eu muitas vezes fico-me a interrogar-me sozinho, arranjam mil e um argumentos para a avaliação nunca existir! mas olhe Senhor Professor, vocês deviam lutar pelo contrário, sabe porquê? Porque assim dividiam o trigo do joio! quer dizer, dividia-se os Bons Professores dos maus professores!
    Oú o Senhor acha que os Professores são todos excelentes? Que é uma classe pura, sem igual ao cimo da Terra?

    ResponderEliminar
  111. Eu acho que todos os profissionais devem ser avaliados. Até entendo que os funcionários de empresas, que dependem da competição, sejam avaliados por competição, mas numa escola a palavra chave é colaboração. Assim, não posso esta avaliação que prevê q competição entre professores.
    Desta forma, o meu medo é que o joio passe a ser visto como trigo, porque os professores mais agressivos vão obter resultados à custa da destruição do trabalho alheio.
    O espetáculo que nos espera é o de os alunos verem os professores em competição, de costas voltadas, a "roerem" o trabalho alheio ou a contentarem-se com um bom que se consegue sendo um professor medíocre.
    Também fui crítico do método anterior pelo mesmo motivo.
    Por outro lado, uma avaliação séria seria uma avaliação feita por iguais, em que os objectivos máximos são expressos claramente, para que quem queira vá lutando para ser um excelente professor, sem atropelar ninguém.

    ResponderEliminar
  112. Ao Anónimo das 19:33 de 3 de Abril:
    Então diga lá, de que tenho eu medo!? Pelo menos não tenho medo de escrever o meu nome! E já agora, Frida, eu só conheço a Kahlo, (Frida Kahlo, pintora mexicana do século XX).

    ResponderEliminar
  113. pela primeira vez sou obrigado a concordar com o sr.anonimo das 12:58 so lamento que nao se identifique mas..,.. eu tambem nao entendo o porque de tanta guerra, qual é o problema de serem avaliados? ou sera que a guerra dos professores tem mais alguma coisa por traz? sera politica? pois estamos em ano de eleiçoes! outra coisa que me faz confusao ou sera os jornalistas que andam a deturpar as coisas? é que eu li a bem pouco tempo que a srª ministra tinha cedido a varios pedidos dos professores ouvi alguem dos sindicatos a dizer que agora ia para o protesto porque o ministerio tinha cedido sera que li e ouvi mal? eu tambem nao vejo mal nenum de os professores lutarem por aquilo que eles pensam ter razao desde que nao levem para as salas aulas essas guerras nem projudiquem os alunos. uma pergunta ao srº paulo castro: tem algum modelo de avaliaçao que gosta-se de ver avigorar? eu por mim avaliava os professores pela media das notas no final do ano, porque nao posso assistir as aulas e poder confirmar algumas coisas que se ouve por ai que tem aver com o comportamento dos professores nas salas com os alunos. nao acha e sem referir a (as) escolas, que a avaliaçao pode acabar com os comportamentos menos corretos tais como ver professores pendurados nas janelas das escolas a fumar, a namoriscar com alunas entre outras coisa? tamebem sei que nao é facil lidar com muitos alunos principalmente aqueles que sao mais problematicos, sei que nao é facil lidar com os pais, mas tambem me parece que todos juntos poderiamos melhorar a escola.

    ResponderEliminar
  114. Quanto aos dois exemplos de comportamentos que deu, se tem conhecimento de tal, tem a obrigação, enquanto cidadão, já para não falar enquanto pai, de apresentar queixa.
    Nós sempre fomos avaliados, mesmo antes dos restantes funcionários. Foi este governo que suspendeu a avaliação desde 2005. Há 4 anos que não sou avaliado.
    Eu tenho algumas achegas aos modelos de avaliação que estão em questão. Neste não vejo grandes virtudes, porque não incide sobre a boa docência e cultiva a agressividade entre profissionais.
    Penso que cada professor deve ser avaliado pela escola, pelos directores das turmas a que lecciona, pelo coordenador de departamento, pelos líderes dos projectos em que esteja envolvido.
    De qualquer maneira, este modelo peca muito pelo facto de ninguém saber o que é preciso para ser considerado muito bom ou excelente professor.
    É como se um patrão prometesse: "Se te portares bem, dou-te um aumento." Quando o empregado pergunta o que é para o patrão portar-se bem, o patrão responde "Veremos!" Chegado o momento do aumento, o patrão pode sempre dizer que não era bem isso que queria.
    As notas dos alunos podem ser um indicador, mas há sempre a hipótese de as notas terem descido, porque os pais se separaram, porque os pais não dão importância à escola e o aluno "aprende" a fazer o mesmo; pode calhar as minhas turmas serem melhores que as dos meus colegas...
    Avaliar realmente um professor é muito complexo, mas possível.
    O que é preciso é decidir o que se pretende dos professores e pô-lo preto no branco: depois disso eu abraço qualquer avaliação.

    ResponderEliminar
  115. Se o meu problema fosse defender a "minha conveniência", este modelo seria fantástico para mim: não falto, tenho elevados índices de sucesso, estou mais que integrado na comunidade, tenho muita actividade extracurricular, conheço todos os pais das minhas turmas. Eu teria uma vantagem injusta relativamente aos meus colegas que vem de fora e tem que fazer um enorme esforço para se orientarem nos problemas dos nossos alunos.
    Neste modelo de avaliação, não me conviria nada ajudá-los a perceber os alunos e os seus problemas.

    ResponderEliminar
  116. tenho feito as minhas criticas sempre com correcçao e atentar nao ofender ninguem sei que nem sempre é facil pois todos temos opinioes diferentes e pensamos de maneira diferente e ainda bem que assim é por isso é que fico indignado quando vejo ataques a pessoas que se indentificam para dizer o que lhes vai na alma bem ou mal dizem e nao podemos por de parte as pessoas que pensam diferente de nos, meus srs este blog pode ser uma boa arma para nos fazer (ouvir)vamos por solucoes para tentar resolver os problemas da escola e da educaçao vamos lutar para que a escola volte a ser mais familiar e os nossos filhos vao para escola com mais vontade, vamos por de parte as nossas ideologias politicas de parte e aceitar as ideias e os pensamentos dos outros. quero aqui tambem dar uma palavra de apreço ao sr armando lopes que tem sido vitima de ataques cobardes pois nao sabe quem os faz por serem anonimos, eu penso que estes ataques nada tem a ver com pais ou tera? eu propio ja li coisas escritas pelo sr armando que nao gostei outras que nao entendi mas respeito-as pois sao as ideias dele, hoje fiquei a saber quem é o sr armando e posso dizer que nem sempre concordo com tudo que ele diz ou escreve mas tenho muito respeito pelo que ja fez por este conçelho e pelo que continua a fazer ha pais que estao agradecidos pelo exelente trabalho que tem feito e sabem que podem contar consigo para que o nossos filhos mesmo a distancia nao percam as aulas. mas com isto nao quero dizer que se tiver de fazer alguma critica ao sr armando nao a faça.agora uma duvida que ainda nao ouvi ou li nada sobre isso como é temos ou nao uma associaçao de pais eleita e no activo? as ultimas eleiçoes foram ou nao validadas? e ja agora onde posso pagar as cotas? pois quero poder votar nas proximas eleiçoes.

    ResponderEliminar
  117. Quanto ao ExMO: Senhor Professor Armando Lopes, Já sei à muito tempo que o Senhor é Professor, não me compete aqui dizer, se é um bom profissional oú mau. Agora uma coisa é certa, o Senhor corregime numa palavra por lhe faltar, o (e), obrigado por isso desde já, mas é só um lapso da falta de uma letra, assim como tem aparecido comentários de senhores professores, também com este tipo de erro.
    Oú o senhor professor acredita que não saberia escrever (ferida)?, é claro que não!
    Sabe? senhor professor, é que o senhor não é supostamente o único licenciado neste país! penso que há mais alguns!
    E, já agora quanto à pergunta do "medo", o próprio Senhor Professor Armando Lopes, é o que faz a afirmação dos "medos" no seu comentário! Por isso não consigo perceber, o Senhor, pergunta-me a mim! do que você, próprio tem medo? Primeiro isso não faz sentido, e segundo, o Senhor não acha que a resposta só a si lhe compete? Felicidades, Senhor Professor!

    ResponderEliminar