sábado, 14 de março de 2009

Escola - 12 não!! 24 horas por dia...

The Matrix copiright

Os iluminados deste país cá estão de novo. Como somos todos mais felizes desde que o José, a Maria de Lurdes e o Albino nos governam.
Como já estávamos todos com saudades das suas governações acertadas e proveitosas, não nos desiludiram: O Albino e a Maria de Lurdes encontraram-se e tiraram do chapéu mais uma medida de génio. Escola 12 horas por dia!!!!!
Seria verdadeiramente radical e solucionador de muitos males se tivessem arrojado dizer 24 horas por dia. Graças às novas tecnologias, pais e filhos já não se aborrecem muito mutuamente, em casa: os pais têm que produzir, não podem ser aborrecidos com futilidades, como filhos, por exemplo.
Ainda graças às novas tecnologias, as escolas estarão equipadas em breve com umas tomadas para ligar à nuca, para que os infantes possam receber a sabedoria, sem recurso a professores subversivos, nem irem para casa aborrecer os pais.
Se pudéssemos ligar os desempregados e os profes acabavam os problemas deste canteiro à beira mar plantado.

Votem MATRIX!!!!

10 comentários:

  1. É a escola a tempo inteiro!
    Um dia destes ainda se lembram e inventam o conceito de escola a espaço inteiro! E nesse dia, lá vão os Professores saltar os muros da escola e, ..., sei lá!! O que é que poderão fazer?!
    - Ir buscar e levar os alunos a casa?
    - Levar as crianças à vacinação obrigatória?
    - Procurar o fato novo para a primeira comunhão?
    - Passear com os alunos num desfile de carnaval, ou até levá-los à praia?
    "Sendo certo que" isto não me parece desconhecido, talvez seja melhor eu não dar ideias estranhas, que possam vir a ser aproveitadas na próxima legislatura, "em prol de uma população que muito tem orgulhado o nosso país pela valorização que à escola tem dado". !?!?!?

    ResponderEliminar
  2. se as 12h forem a trabalhar é de mais e a lei nao permite mas como alguns!???? profesores e o barrete é so para quem serve nao estao na escola so para dar aulas se calhar para esses é pouco ou nao sera????????????

    ResponderEliminar
  3. Grande confusão! Barretes, actividades extra, lei!
    A escola nunca são só aulas. Se tivesse boas condições físicas, como uma secretária para cada professor, com mais acesso à internet, concerteza que passaríamos ainda mais tempo na escola.
    Assim, fazemos quase tudo em casa, à nossa custa.

    Mas o objectivo da mensagem não é lastimar os professores e a pouca sorte que tem. É falar de quão mal vai o nosso Portugal para os pais desejarem manter os filhos fora de casa durante 12 horas por dia.~
    A mesma justificação para a escola estar a berta aos alunos doze horas por dia, serve para a manter 24 horas por dia: há pais que trabalham por turnos.
    Mais ainda, quando ser encarregado de educação dá salário, como é o caso do Sr. Albino, que recebe ordenado do Ministério da Educação, em vez de ter uma profissão, como os restantes pais. Recebe 150.000 euros, por ano.

    ResponderEliminar
  4. «Se os pais soubessem o que se passa nas escola públicas iriam para a rua
    manifestar-se com os professores.»


    (Medina Carreira)

    ResponderEliminar
  5. eu sei que nao é facil ser professor neste pais, sei que as leis nao agrandam a toda a gente mas? mas tambem nao sao os coitadinhos ha coisas piores e pessoas a viver com muito menos e com condiçoes de trabalho muito percarias, gostava que se lembran-sem disso sempre que tiverem ideias que penalizam os nossos filhos que por vezes estam ha espera de uma vizita de estudo para sairem e conhecerem. nada tenho contra a luta dos prof desde que nao prejudiquem os nossos filhos lutem para que o vosso futuro seja melhor mas nao façao um acordo hoje e o rasguem amanha. um abraço e que o vosso futura seja melhor

    ResponderEliminar
  6. Não devia ser uma lutas de professores. A luta que os professores travam - porque os afecta já - é uma de toda a sociedade. Todos dão opinião sobre a escola, porque uma escola faz toda a diferença.
    Ao fazer uso desta avaliação, que está na lei, a escola deixa de ser um espaço onde os professores se juntam para resolver problemas e passa a ser um espaço onde os professores têm que lutar uns contra os outros para poderem subir na carreira.
    O resultado disto é uma escola que só vai ensinar a matar, para não morrer.

    ResponderEliminar
  7. Quanto à pessoa que sitou, Medina Carreira, este é como o professor Armando, " os portugueses são todos burros" intelectuais somos nós! "nós é que temos razão e nunca nos enganamos e raramente temos dúvidas" por aqui se vê, umas mentalidades, sem o minimo de humildade, pessoas com uma certa formação e que não conseguem perceber, que há do outro ládo também cerebros humanos, que raciocinam como eles e se interrogam, o que estes senhores nunca o fazem!
    Ainda bem, que se está acabar com aquela ideia, como no tempo da velha senhora só uma cabeça é que pensa! Enfim.....pobre do nosso país com estas mentalidades teimosas!!!!!......

    ResponderEliminar
  8. ao sr paulo castro de facto nao deve ser uma luta so dos professores e sim de todos os pais mas foram os profs que assim quizeram pelo menos aqui em paredes de coura quando em vez de falar com os pais e todos juntos podereiamos ter feito um portesto giro no desfile de carnaval os profs pora e simplesmente ignorarao os pais e tentaram acabar com o desfile e so depois disso é que os pais se revoltaram e ai veio atentativa de compor as coisas e o pedido de bom senso aos pais para evitar guerras nao teria sido melhor e mais sensato os professores terem falado com os pais? a mim pessoalmente nada me move contra os professores antes pelo contrario sei o que passam muitas vezes para terem trabalho longe de casa e da familia virem a segunda e irem a sexta ou fazerem klm todos os dias para poderem estar com os filhos maridos ou esposas sei dar valor atudo isso e comprender por vezes a falta de paciençia sei que nao é facil aturar os filhos dos outros, muito menos os pais deles por isso aqui vai o meu louvor. mas se me permite duas perguntas: nao foram voçes que escolheram ser professores mesmo sabendos os riscos e desabores que iriam ter ao longo da vossa carreira? de que tem medo?

    ResponderEliminar
  9. O que fizemos surtiu o efeito desejado, que é causar esta discussão.
    Relativamente a fazermos um protesto conjunto, parece-me que, se tiver razão de ser, o faremos, na mesma.
    Quanto ao Carnaval, não é uma função da escola fazer desfiles. como disse a Coordenadora da DREN, ele tinha que acontecer, mas não tinha que ser com professores.
    O mesmo se passa com as outras actividades que foram canceladas. Devem acontecer, mas promovidas pela comunidade.
    Quanto a falar com os pais, eu fiz isso com os pais que estiveram comigo na reunião mensal. O problema é que de 17 encarregados de educação, eu consegui falar com 5.
    Todas as pessoas com quem falei entenderam que os professores são pessoas, que têm que ter tempo para fazer o seu trabalho, para descansar, para se divertir, para serem pais, para conviver...
    Quanto a os professores saberem ao que iam quando se tornaram professores, eu já o sou há 17 anos e, desde que comecei, já houve 1 alteração ao regime de avaliação, uma alteração ao regime de faltas, 2 alterações de objectivos educativos, 2 alterações ao Estatuto da Carreira Docente, 2 alterações ao Estatuto do Aluno, todos os anos mudo de alunos, de vez em quando de terra. Em suma, já não exerço a profissão que escolhi, mas só a exerço ainda, porque continuo a gostar.
    O essencial está cá, são os alunos. São eles as minhas testemunhas, em caso de necessidade.
    O medo que temos é de que a escola deixe de o ser e passe a ser uma câmara frigorífica para conservar alunos, longe dos pais. Outro medo que temos e já se vai concretizando é o da indignidade, que nos impedirá de cumprir a nossa missão.

    ResponderEliminar
  10. fico satisfeito por ser esse o seu pensamento mas por vezes fico com a ideia de que nem todos os profs pensam a sim quanto a escola passar a ser um frigorifico no que de pender de mim nao sera pois eu acho que as minhas filhas ja passam tempo de mais na escola ou entao sou eu que sou egoista e acho que todo o tempo que passo com as minhas filhas é sempre pouco.

    ResponderEliminar